A recomendação dos especialistas é não tomar relaxante muscular depois do treino. Isso porque os relaxantes musculares podem diminuir a dor em locais que foram lesionados, mascarando um problema mais sério que necessita de um tratamento intenso e cuidados médicos.
Nestes casos, a melhor alternativa é sentir a dor muscular pelo tempo que ela leva para amenizar.
O relaxante age diretamente em seu sistema nervoso, bloqueando a informação enviada ao cérebro sobre o incômodo no seu corpo. Ou seja, a dor permanece, mas sua percepção sobre ela é alterada.
Além disso, tomar relaxante muscular pode ser um fator que leva seu músculo a uma lesão mais séria. O porquê disso? Como você não sente mais dores incômodas, seu corpo entende que pode fazer mais esforço em um próximo treino. O que pode ser perigoso, forçando seu músculo mais do que ele pode aguentar.
Como resultado: você corre o risco de lesões, afinal, a dor é um sinal do seu corpo avisando de que algo está acontecendo ali.
Em todos os casos, a dor muscular branda é sinônimo de que você realizou os treinos corretamente, permitindo o ganho de massa muscular. Afinal, você treina seus músculos para que eles crescerem e tonificarem, certo?
O que fazer para aliviar a dor muscular depois do treino?
Músculos levemente rígidos e a sensação de dor pós-treino são sintomas comuns e não devem ser tratados com desespero. A boa notícia é que essas sensações desconfortáveis vão passar, mas podem levar até uma semana.
Para aliviar a dor muscular, há alguns tipos de relaxante muscular natural que você pode usar no pós-treino ou até mesmo nos momentos em que a dor estiver mais intensa, conheça:
Usar saco de gelo picado
Sim, o gelo é a melhor opção para aliviar a dor muscular, além de auxiliar na cura das lesões musculares. Uma excelente dica é colocar gelo picado em um saco, protegendo-o com uma toalha antes de colocar sobre a região dolorida durante 15 minutos. Assim, a dor irá diminuir gradativamente.
Choque térmico na região dolorida
Para alguns especialistas, o choque térmico em tratamentos que objetivam a regeneração muscula, é um método utilizado em casa. Após você utilizar o gelo para atenuar a dor local, tome um banho quente para relaxar os músculos.
Essa troca repentina de temperatura se chama hidroterapia e é muito utilizada por atletas.
Faça massagem no local
Quem não adora uma massagem, não é mesmo? A massagem é um excelente remédio natural para a dor muscular, pois ela estimula o fluxo sanguíneo para a região que está dolorida, auxiliando na redução da inflamação do músculo.
Se você tem algum acessório de massagem, agora é o momento de usá-lo! É possível improvisar também, aplicando pressão com as pontas dos dedos e massageando os músculos com uma bola de tênis, por exemplo.
Aproveite e alongue-se!
Sim, alongamentos ajudam a diminuir aquela rigidez sentida após treinos reforçados. Se você tem o hábito de se alongar, perceberá que as dores musculares irão impedir alguns movimentos seus. Neste caso, respeite seus limites e faça os alongamentos até onde seu corpo permitir.
Faça um repouso até o próximo treino
Dê tempo a sua recuperação muscular e não force o mesmo grupo muscular. Pois, como vimos anteriormente, forçar o músculo que está em recuperação a trabalhar mais pode ocasionar em uma lesão.
Alterne o dia de treino dos membros superiores e membros inferiores!
Qual o melhor remédio para dor muscular pós-treino?
Existem outras alternativas que auxiliam você neste processo de recuperação, mas que devem ser utilizadas com cautela, bem como qualquer outro medicamento. Lembre-se: nenhum medicamento irá auxiliar na recuperação dos músculos, apenas aliviar as dores.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 28°
Chuva