Terça, 28 de Janeiro de 2025 00:11
69 9379-1212
Brasil Exercício

Como evitar lesões com treinos de força

Entenda como o treino de força pode ajudar a manter a segurança e evitar lesões (inclusive em outros treinos)

13/03/2023 19h43 Atualizada há 2 anos
Por: Nathy Carol Fonte: Nathy Carol
Como evitar lesões com treinos de força

Ninguém gosta de se machucar, muito menos na hora de praticar algum exercício físico, seja em casa, jogando futebol ou durante a corrida do final de semana. 

Mas o que você faz para que seu corpo se prepare para trabalhar bem, sem se lesionar? Para te ajudar, conversamos com especialistas da  Modelo do Corpo para saber como evitar lesões com treinos de força.

Afinal, o que é um treinamento de força? 

O nome pode enganar um pouco, afinal, muita gente acha que esse tipo de treinamento tem como único objetivo fazer o praticante ficar forte, mas é claro que não é só isso… Quando falamos de “força”, não é só de hipertrofia e ganho de massa magra. O grupo de exercícios que compõem um treino de foça são responsáveis pelo fortalecimento das fibras do corpo. Com as fibras fortalecidas, ficamos mais resistentes e conseguimos proteger nossos tendões, articulações e, desse modo, evitar lesões usando o treino de força como aliado.

“O treinamento de força prepara músculos, tendões, ligamentos, ossos e demais estruturas articulares para suportar maiores cargas mecânicas decorrentes da prática esportiva ou mesmo aquelas das atividades do cotidiano”.

 Além disso, o treinamento de força evita a perda de massa magra, define, melhora os ossos e ajuda a manter o coração saudável.

Como fazer treino de força e aproveitar todos esses benefícios? 

Talvez agora você esteja se perguntando se a execução é difícil. Já adiantamos que não. O treino é dividido em séries de seis repetições com sobrecargas elevadas. Entre os exercícios que compõem o treino de força temos: prancha, abdominal, agachamento, avanço e, claro, alongamentos. 

Aqui, o grande segredo está na persistência e no autoconhecimento. É muito importante que você crie uma percepção corporal aguçada e vá sentindo a evolução do treino de força. Se ficar por muito tempo fazendo a mesma série, seu corpo pode se acostumar e não dar mais tanto resultado. E não é isso que estamos buscando, né?

Quem pode fazer treino de força?

A boa notícia é que os exercícios de fortalecimento são recomendados para TODOS! Mas, não deixa de ser muito importante que você procure o professor da sua unidade para te passar o treino inicial e, conforme a sua evolução, pedir para ele ir atualizando a sua série.

O que mais pode ajudar a prevenir lesões? 

Evite pedir mais do que seu corpo é capaz de entregar no momento. Lembre-se, também, que uma alimentação saudável é imprescindível, assim como a execução correta dos exercícios. “É importante manter uma rotina de exercícios de força na musculação, treinar mobilidade das articulações e flexibilidade dos músculos mais debilitados nessas capacidades e, antes de fazer qualquer atividade que envolva movimentos rápidos, complexos ou de alta intensidade, sempre se aquecer antes.

Listamos alguns cuidados de como evitar lesões por meio do treino de força:

  • Faça um aquecimento;
  • Não exagere nos pesos;
  • Execute os exercícios com boa técnica e postura;
  • Não exagere no volume semanal;
  • Não exagere na velocidade de movimento com cargas moderadas ou altas sem o devido preparo.

Caso tenha qualquer dúvida sobre como evitar lesões, procure o professor da sua unidade e garanta um treino eficaz e seguro!

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias