Muita gente fica curiosa em saber como é essa relação de Autismo e tdah. Primeiro, é bom ressaltar que é possível que os dois distúrbios ocorram ao mesmo tempo em uma pessoa. Pesquisas indicam que uma média de 50% de pacientes autistas também apresentam TDAH.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades de comunicação, comportamento, interações sociais, apresentando padrão repetitivo e interesse restrito. Já o TDAH afeta a maneira como o cérebro se desenvolve. O diagnóstico correto é fundamental para que todas as pessoas neurodivergentes possam receber o tratamento adequado.
Algumas características de ambos os transtornos podem parecer, porém as diferenças são gritantes .
A pessoa autista costuma prezar a ordem e a repetição, resistindo a mudanças na rotina. Ao contrário da pessoa com TDAH, que pode não gostar de fazer a mesma coisa novamente ou por muito tempo, tem dificuldade em seguir regras e padrões. E essas características tão opostas que cansam ainda o cérebro do indivíduo.
Vale ressaltar, que um transtorno não compensa o outro . São duas deficiências, e se uma já é complicada, imagina duas?! O que acontece é que pessoas como a autora desse texto (euuuðŸ˜ðŸ˜ðŸ˜) Receberam muito apoio de suas famílias e motivação para desenvolver as habilidades presentes, fazendo com que mesmo sem romantizar o autismo/tdah possa se tirar o melhor deles. Ninguém escolhe ser autista, mas já que é, é necessário sensibilidade para perceber as habilidades a fim de que possam ser desenvolvidas. Amor ainda é o melhor tratamento.(Mas, voltando ao texto …)
Os dois transtornos tem sintomas diferentes, entretanto, quem ficar pesquisando na internet pode se deparar com algumas características parecidas e até confundir os dois. Mas os sintomas base de cada um são diferentes e principalmente as causas por trás dos sintomas.
Os sintomas mais comuns no tdah são: Desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essas características também estão presentes dentro do espectro autista, mas não como base de diagnóstico, um ou outro autista pode desenvolver alguns desses sintomas. No autismo os sintomas base são: Dificuldade na interação social, comportamentos repetitivos, interesse restrito e hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Algumas pessoas com tdah também podem apresentar uma outra característica que acabei de citar. Agora, os motivos pelos quais existam esses sintomas que vão determinar o diagnóstico correto.
Dessa forma, para diferenciar os sintomas de TDAH e autismo é preciso compreender a razão por trás do comportamento. Por exemplo, a dificuldade na interação social pode estar presente em ambas as condições, mas a causa desse comportamento no TDAH, pode ser desatenção, incapacidade de organizar pensamentos ou impulsividade.
Por exemplo, a dificuldade na interação social pode estar presente em ambas as condições, mas a causa desse comportamento no TDAH, pode ser desatenção, incapacidade de organizar pensamentos ou impulsividade.
Para pessoas autistas, os motivos costumam ser outros, como o não entendimento da comunicação, como conseguir ler as expressões faciais, entender tudo de forma literal (o que é muito complicado por em cada esquina tem alguém fazendo alguma piadinha), interesse restrito e completo desinteresse por quem estar ao lado, e tem toda a performance sentimental que autistas não conseguem executar como a sociedade espera.
Os dois transtornos precisam ser tratados de forma diferente porque é o que são. E entender a extensão de cada um faz com que a compreensão possa coexistir nessa relação. E isso é um grande passo para a evolução dentro da comunidade neurodivergente.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva