Quinta, 21 de Novembro de 2024 05:25
69 9379-1212
Geral Autista

Barulhos Incomodam

Essa sensibilidade acontece quando o indivíduo possui um Transtorno do Processamento Sensorial

25/08/2023 08h33 Atualizada há 1 ano
Por: Evelyn Tupan Fonte: Evelyn Tupan
Barulhos Incomodam

Pequenos sons, curtos, baixos e repetitivos!

Só de escrever isso me arrepiou a espinha. De verdade, fiquei com náuseas e tontura por lembrar de algumas situações envolvendo esse grande desconforto.

Sem dúvida essa é uma característica comum em algumas pessoas no Transtorno do Espectro Autista, o que prejudica demasiadamente o bem-estar.

Essa sensibilidade acontece quando o indivíduo possui um Transtorno do Processamento Sensorial, condição na qual o sistema nervoso apresenta dificuldades para processar estímulos do ambiente e dos sentidos quando recebe pouco (hipossensibilidade) ou muito (hipersensibilidade) estímulo, sendo assim e corrigindo aqui um mito de que apenas quem “houve demais” sofre com prejuízos ao processar os sons, aqueles que também recebem poucos estímulos sensoriais são efetivamente prejudicados. Isso ainda faz uma correlação ao fato de que autistas independente de seus níveis de suporte sofrem igual. Pois um indivíduo de nível de suporte 1 pode ter muito mais sensibilidade auditiva que alguém do nível 3. Afinal as características se manifestam de forma diferente em cada #autista.

Outro fator importante para se levar em consideração é o tipo de som, então nem sempre aquele som alto, sabe de música mesmo, um rock pesado vai ser desconfortável e muitas vezes os pequenos barulhos como o som de teclas de celulares (aqui em casa todos os celulares são mutados porque para mim é um som perturbador)ou o barulho do atrito do garfo com o prato, ou de repente o som do chinelo arrastando no chão,  cadeiras sendo arrastadas bruscamente, e são muitos sons porque isso entra no cérebro e parece ter um eco, então fica difícil processar esses barulhos e ainda ser o padrão social que todos querem.  Você vai se deparar com autistas ouvindo músicas altíssimas no fone (eu por exemplo) e o mesmo explodir ao ouvir alguém estalando os dedos. E os clássicos barulhos de surpresas como são os sons de gritos, fogos de artifícios e bombinhas.

A lista é gigante. Finalizo esse texto deixando claro que a sensibilidade auditiva não é uma característica exclusiva em pessoas autistas, podendo estar ligado a outras situações nervosas. E você se incomoda com qual som?

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Carolina Há 10 meses Salvador Bahia QUE texto importante, eve!! Me incomoda bastante o barulho de mastigação, apesar de ser típica. Bjs❤
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
AutistaStory com Evelyn Tupan
Sobre AutistaStory com Evelyn Tupan
AutistaStory com Evelyn Tupan, uma autista adulta que conseguiu desenvolver suas habilidades ao longo da vida e hoje mostra sua rotina no Instagram e como consegue ser referência em vários assuntos mesmo com suas deficiências neurológicas!
Ji-Paraná, RO
Atualizado às 02h03
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
0.6 km/h Vento
88% Umidade do ar
95% (1.77mm) Chance de chuva
Amanhã (22/11)

Mín. 22° Máx. 36°

Chuvas esparsas
Amanhã (23/11)

Mín. 22° Máx. 28°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias