Quinta, 03 de Abril de 2025 16:28
69 9379-1212
Geral Autista

Autismo e a epigenética

Autistas adultos apenas cresceram, não deixaram de ser autistas

31/05/2023 13h52 Atualizada há 2 anos
Por: Evelyn Tupan Fonte: Evelyn Tupan
Autismo e a epigenética

Autistas adultos apenas cresceram, não deixaram de ser autistas. Mas amadurecem, aprendem a contornar muitas das  crises e com sorte, alguns autistas como são privilegiados por nascerem em uma lar onde a família motivava e estimulava, enaltecia as habilidades e compreendia os comportamentos restritos. Além do fator genético (O autismo é genético) existe a epigenética,  essa  investiga como os estímulos ambientais podem ativar determinados genes e silenciar outros. Ela permite entender como a experiência é capaz de operar transformações profundas no organismo, mesmo que isso signifique destacar o DNA e não implique em mudar o genoma.

Isso significa que o meio cujo autista é criado influência com grande impacto seu desenvolvimento ou a sua regressão.Por exemplo: Sabe-se que autistas são impacientes e intolerantes (características dentro do espectro). Porém o autista criado em um ambiente com pessoas tolerantes e amáveis, vai ajudar com que ele não desenvolva uma intolerância muito acentuada. Logo, o autista criado em um ambiente violento irá demonstrar cada vez mais intolerância. Isso é 100% certo? Não, mas é um estudo aceito e validado, e precisamos ressaltar que o espectro ainda está sendo estudado no mundo todo.

Estudar a epigenética está fazendo uma grande reviravolta na ciência, para o bem claro. Pois hoje sabe se o porquê de uma pessoa que carrega os genes do alcoolismo não desenvolver o vício. Por exemplo, essa pessoa em questão pode ter nascido em uma região que a bebida alcoólica é proibida, e pelo fato dessa pessoa não ter uma experiência com o álcool ele pode nunca desenvolver o alcoolismo justamente pelo fator epigenético.

Dentro do autismo, existem muitas caracteristas e muitas dessas caracteristas vão se manifestar com mais ou menos intensidade pela influência do meio. Sabendo que o autismo é uma combinação de mais 100 genes (segundo pesquisas atuais) há grandes possibilidades de , por conta da epigenética muitos desses genes nunca se manifestarem.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
AutistaStory com Evelyn Tupan
Sobre AutistaStory com Evelyn Tupan
AutistaStory com Evelyn Tupan, uma autista adulta que conseguiu desenvolver suas habilidades ao longo da vida e hoje mostra sua rotina no Instagram e como consegue ser referência em vários assuntos mesmo com suas deficiências neurológicas!
Ji-Paraná, RO
Atualizado às 14h05
28°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

33° Sensação
1.57 km/h Vento
83% Umidade do ar
100% (7.17mm) Chance de chuva
Amanhã (04/04)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (05/04)

Mín. 21° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias