Hoje a matéria será um pouco diferente. Em primeira pessoa, e contando um pouco sobre mim, acho até interessante trazer para vocês esses fatos até porque a minha vida é uma vida de inspiração para muitos pais de autistas. E como a escritora dessa coluna é justamente uma autista, acredito que o post será rico nos detalhes. Muitas pessoas não sabem como lidar com autistas por falta de conhecimento, outras pessoas fazem questão de não lidar com autistas por acharem um grande inconveniente. Estão acostumados a verem crianças autistas entrando em crises em shoppings ou outros locais cheios de estímulos. Torcem o nariz, julgam os pais, e um número muito pequeno, pequeno mesmo, de indivíduos se comovem, e/ou fazem algo para ajudar, como buscar uma água, pegar as sacolas da mãe para que ela carregue o filho no colo. Em fim, alguns de nós, autistas, conseguimos encontrar na internet um meio para ajudar a educar a população em relação ao espectro autista. Passamos por muitos momentos intensos, vimos nossas mães, pais chorarem e na época não conseguíamos entender os motivos. Eles já sofriam tanto preconceito naquela época. Minha mãe mesmo ouvia coisas do tipo:”Mãe a senhora pode buscar ela bem mais cedo da escola, deixa só uma hora aqui que já tá bom, ela atrapalha a turma“
”Tem um “guri” irritante dentro dessa menina, só pode”
Em minha casa, sempre tive apoio de minha mãe e minha avó (cresci longe de meu pai por isso falo mais delas) e mesmo sabendo de todas as minhas dificuldades e peculiaridades, acredito que justamente por isso, elas me motivaram, e me impulsionaram para eu desenvolver minhas habilidades. De suas bocas só eram proferidas bênçãos e motivações para mim.
Mas eu não deixei de ser autista em nenhum segundo dos meus dias e abaixo vou listar algumas de minhas características:
Conheça mais algumas de tantas outras características que me acompanham desde criança
Sobre prejuízos:
Uma pessoa autista possui inúmeros prejuízos, eu por exemplo não consigo executar muitas atividades básicas do dia a dia, como cozinhar, ou fazer compras, ou passar muito tempo no banheiro. Nem mesmo dirigir eu posso! Hoje entendo que carrego em meu DNA. Ninguém se torna autista de uma hora para outra. Nasci assim, corre em minhas veias cada característica citada como muitas outras que não coloquei. Tem muitos autistas em minha família, inclusive mais idosos que não são verbais. E sei que sempre terei prejuízos. Mas estou aprendendo a lidar com cada um, eu posso tudo. De um jeito diferente , e me conhecendo. Eu chego lá.
Muitas pessoas podem se identificar com uma ou outra característica do espectro, mas quero que entenda que todas as pessoas possuem algumas dessas características, afinal de contas, quem gosta de ouvir um alarme alto tocando?! NINGUÉM! A questão é, não gostar não é o mesmo QUE NÃO CONSEGUIR agir, simplesmente um autista pode entrar em crise com situações que podem ser apenas irritantes para todos.
Bom, espero que eu tenha cooperado um pouco mais para seu entendimento sobre o transtorno que afeta milhares de brasileiros.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas