Vamos então descobrir de uma vez por todas o que é o AUTISMO e como é possível descobrir logo nos primeiros meses de vida de uma criança as principais características do TEA.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Importante ressaltar que até ano passado a recomendação era que a partir de dois a três de idade era o momento ideal para os pais procurarem ajuda caso percebessem alguma diferença no desenvolvimento de seus filhos . Mas com base em estudos atuais, especialistas aconselham que a partir de qualquer idade, mesmo se for com poucos meses de vida, se existe um comportamento diferente, os pais precisam buscar ajuda para começarem o tratamento precoce.
Na maioria dos casos descobre-se que o autismo se apresenta através de fatores genéticos, e suas características são percebidas por quem está próximo.
Além das características bases do autismo citadas no início do texto , muitos outros aspectos precisam ser levados em consideração, e estar sempre atentos à qualquer comportamento diferente ou restrito que a criança apresentar.
Geralmente a seletividade alimentar e as hipersensibilidades acompanham indivíduos autistas e são questões de muito peso dentro do TEA, são responsáveis por desencadear crises. Com certeza todos já ouviram falar que um barulho muito alto desregula um autista, assim como o vento frio , ou o calor também pode desestabilizar autistas pela sensibilidade tatea.
A quebra de rotina pode ser pior que um som alto dependendo do autista, em questão , e esse é um dos pontos mais significativos dentro do espectro , cada autista é afetado de uma forma diferente , uns com características mais acentuadas que outros.
Mas, voltando as características:
Outras características que também podem ser associadas ao TEA:
Diagnóstico:
O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. Em adultos não é muito diferente , é através de terapias e testes clínicos e claro a observação do especialista responsáveis pelo fechamento de diagnóstico.
Tratamento:
Não existe um tratamento único para o autismo, pois cada criança é única. Ainda que existam sintomas comuns, é preciso analisar as características de cada um. O médico ou psicólogo especialista em autismo irá encaminhar a criança para um tratamento multidisciplinar, de acordo com suas necessidades.
Quanto antes o tratamento for iniciado, melhor será o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas com TEA.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas