Esse talvez seja o tema que mais causa polêmica entre os neurotípicos ( pessoas que não possuem transtornos neurológicos). O fato de que uma pessoa autista pode chegar a lugares inimagináveis causa uma grande confusão na mente de quem sempre rotulou um autista como incapaz, e até além , como alguém que é apenas um peso para seus pais e familiares. A verdade é que uma pessoa autista tem capacidade para evoluir, esse é o simples fato que coloca a comunidade autista em qualquer lugar que queira estar. Como por exemplo , o Projeto de Lei 2090/22 garante aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) gratuidade dos transportes coletivos públicos, só aqui já se era para entender que autista , anda, pega táxi, pega o ônibus . Entende ?! Mas esses direitos vão muito além , e não apenas para uma pessoa do TEA como também para seus acompanhantes pois o acompanhamento de um Autista sabe o que fazer para ajudar a postergar uma crise ou até mesmo ajudar com que ela não se desenvolva. Recentemente as companhias aéreas divulgaram que o suporte do autista (acompanhante) consegue ter ate 80% de desconto em sua passagem de avião. Entende ?! Lugar de autista é onde ele quiser !
Voltando ao tema polêmica, a sociedade parece se confundir constantemente sobre o que deseja para esses quase 2 milhões de brasileiros que funcionam diferente. Em um momento se comove e quer que a criança autista cresça , vencendo os obstáculos da fala , do desenvolvimento , se entrosando socialmente , e quando veem um autista que cresceu, se desenvolveu , se entrosou socialmente , se tornou uma pessoa de sucesso, simplesmente não acreditam. Aí surgem os comentários preconceituosos como : “Há, nunca que você é autista” , “como que você é autista se você casou ,” “Autista não tem um vida normal assim igual você não “
Sim, esses comentários são preconceituosos pois estão desvalidando o diagnóstico de um pessoa que possui uma deficiência. E lidar com uma deficiência oculta não é fácil em um país onde até mesmo as pessoas visivelmente deficientes já sobrem descaso e falta de compaixão.
Autistas podem viajar, assim como uma pessoa que não possuem um braço, assim como uma pessoa que tem todos os membros e o cérebro sem nenhuma anomalia.
As pessoas precisam viver, evoluir, cuidar da mente e da alma. O lugar de qualquer pessoa é aonde ela quiser.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas