Quinta, 03 de Abril de 2025 16:28
69 9379-1212
Direitos Humanos Autista

Lugar de autista é onde ele quiser

A verdade é que uma pessoa autista tem capacidade para evoluir, esse é o simples fato que coloca a comunidade autista em qualquer lugar que queira estar

23/03/2023 13h55 Atualizada há 2 anos
Por: Evelyn Tupan Fonte: Evelyn Tupan
Foto: Áurea Demetria Ravani
Foto: Áurea Demetria Ravani

Esse talvez seja o tema que mais causa polêmica entre os neurotípicos ( pessoas que não possuem transtornos neurológicos). O fato de que uma pessoa autista pode chegar a lugares inimagináveis causa uma grande confusão na mente de quem sempre rotulou um autista como incapaz, e até além , como alguém que é apenas um peso para seus pais e familiares. A verdade é que uma pessoa autista tem capacidade para evoluir, esse é o simples fato que coloca a comunidade autista em qualquer lugar que queira estar. Como por exemplo , o Projeto de Lei 2090/22 garante aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) gratuidade dos transportes coletivos públicos, só aqui já se era para entender que autista ,  anda, pega táxi, pega o ônibus . Entende ?! Mas esses direitos vão muito além , e não apenas para uma pessoa do TEA como também para seus acompanhantes pois o acompanhamento de um Autista sabe o que fazer para ajudar a postergar uma crise ou até mesmo ajudar com que ela não se desenvolva. Recentemente as companhias aéreas divulgaram que o suporte do autista (acompanhante) consegue ter ate 80% de desconto em sua passagem de avião. Entende ?! Lugar de autista é onde ele quiser !

Voltando ao tema polêmica, a sociedade parece se confundir constantemente sobre o que  deseja para esses quase 2 milhões de brasileiros que funcionam diferente. Em um momento se  comove e quer que a criança autista cresça , vencendo os obstáculos da fala , do desenvolvimento , se entrosando socialmente , e quando veem um autista que cresceu, se desenvolveu , se entrosou socialmente , se tornou uma pessoa de sucesso, simplesmente não acreditam. Aí surgem os comentários preconceituosos como : “Há, nunca que você é autista” , “como que você é autista se você casou ,” “Autista não tem um vida normal assim igual você não “

Sim, esses comentários são preconceituosos pois estão desvalidando o diagnóstico de um pessoa que possui uma deficiência. E lidar com uma deficiência oculta não é fácil em um país onde até mesmo as pessoas visivelmente deficientes já sobrem descaso e falta de compaixão. 

Autistas podem viajar, assim como uma pessoa que não possuem um braço, assim como uma pessoa que tem todos os membros e o cérebro sem nenhuma anomalia. 

As pessoas precisam viver, evoluir, cuidar da mente e da alma. O lugar de qualquer pessoa é aonde ela quiser.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
AutistaStory com Evelyn Tupan
Sobre AutistaStory com Evelyn Tupan
AutistaStory com Evelyn Tupan, uma autista adulta que conseguiu desenvolver suas habilidades ao longo da vida e hoje mostra sua rotina no Instagram e como consegue ser referência em vários assuntos mesmo com suas deficiências neurológicas!
Ji-Paraná, RO
Atualizado às 14h05
28°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

33° Sensação
1.57 km/h Vento
83% Umidade do ar
100% (7.17mm) Chance de chuva
Amanhã (04/04)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (05/04)

Mín. 21° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias