A reflexologia podal é o tipo de reflexologia mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas emocionais. A reflexologia podal é um tipo de terapia complementar, realizada pelo reflexoterapeuta, que estuda os pontos reflexos do corpo e terminações nervosas presentes nas mãos, nariz, cabeça e orelhas. A reflexão podal, utiliza pressão em determinados pontos dos pés, os quais correspondem a regiões e órgãos do corpo humano.
Normalmente, o reflexoterapeuta pressiona com o polegar várias regiões do pé, procurando desequilíbrios de energia que se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele. Depois de encontrados os pontos de desequilíbrio, o terapeuta faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.
Então, de acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do organismo registram algum desequilíbrio. A palavra reflexo significa que no pé há pontos associados a todas as partes do corpo.
Podemos identificar dois focos nos tratamentos com Reflexologia dos Pés:
• Corrigir disfunções do corpo; sendo uma terapia complementar aos tratamentos de saúde
• Equilibrar o indivíduo para manter a saúde e o bem estar
A reflexologia é contra indicado para pacientes com câncer, diabéticos, cardiovasculares e gestantes.
De acordo com a fisioterapeuta especialista em reflexologia podal , Dircilene Cordeiro, a reflexologia podal, é muito recomendada para dor muscular, ansiedade, combate ao estresse e também ameniza os sintomas de fibromialgia.
“Essa técnica atende de bebês a idosos, pois ao tocar nos pés, podemos sentir pontos específicos que indicam os órgãos ou desequilíbrios que possam ter nesse paciente, e a partir disso trabalhar esses pontos para trazer o alívio da dor ou outros sintomas existentes” ressaltou a fisioterapeuta.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 26°
Chuvas esparsas