Sexta, 04 de Abril de 2025 10:13
69 9379-1212
Polícia Operação PF

Polícia Federal de Rondônia deflagra operação Accumulator para combater o abuso sexual infantil

Foi dado cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão que culminou na prisão em flagrante do suspeito

18/05/2023 18h26 Atualizada há 2 anos
Por: Wilson Neves de Oliveira Fonte: Assessoria da PF
Polícia Federal de Rondônia deflagra operação Accumulator para combater o abuso sexual infantil

A Polícia Federal de Rondônia deflagrou nesta quinta-feira, 18/05, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Operação ‘Accumulator’, para combater os crimes de aquisição, armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infanto-juvenil.

A investigação começou no mês de março de 2023, a partir de informações da organização não-governamental National Center for Missing & Exploited Childen – NCMEC, sediada nos EUA, com atuação da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infanto-juvenil , que reportou indícios do crime de armazenamento de conteúdo pornográfico infanto-juvenil de usuário da internet sediado em Ji-Paraná/RO.

As informações recebidas pela Polícia Federal de Rondônia foram tratadas com a máxima prioridade e, utilizando-se de técnicas especiais de investigação de polícia judiciária, foi possível identificar o responsável pela conduta criminosa.

O Mandado de Busca e Apreensão foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Ji-Paraná/RO e cumprido nesta quinta-feira, 18/05, naquela cidade, resultando na prisão em flagrante do investigado, de acordo com o artigo 241-B da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Ele responderá pelo crime de armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infanto-juvenil previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O nome da Operação faz referência à grande quantidade de material relacionado ao abuso sexual infanto-juvenil armazenado pelo suspeito. 

Polícia Federal de Rondônia é representada em evento que discute ações para combater o abuso sexual infantil

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), a Polícia Federal de Rondônia, além de deflagrar a Operação ‘Accumulator’, também esteve presente na Roda de Conversa, promovida pelo Ministério Público Estadual, com o tema “Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na Escola”.

Na ocasião, o Delegado de Polícia Federal, Rômulo Marchetti Aguiar, Chefe da Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no Estado de Rondônia falou sobre a atuação da Polícia Federal no enfrentamento à violência sexual virtual contra crianças e adolescentes.

 O evento realizado no auditório do Ministério Público de Rondônia, contou com a participação de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Federal, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa).

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ji-Paraná, RO
Atualizado às 08h05
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 27°

24° Sensação
1 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (6.94mm) Chance de chuva
Amanhã (05/04)

Mín. 21° Máx. 26°

Chuva
Amanhã (06/04)

Mín. 21° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias