O auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) foi palco de um importante evento de formação continuada voltado aos assistentes educacionais que atendem o público da Educação Especial na rede estadual de ensino, nesta terça-feira, 16, em Rio Branco.
Aproximadamente 450 profissionais das zonas urbana e rural participaram do treinamento de primeiros-socorros conduzido pelo enfermeiro da Maternidade Bárbara Heliodora, Marcelo Lousada, e o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Sanilton Teixeira.
A formação busca capacitar os assistentes educacionais que atuam com estudantes com necessidades especiais, a fim de que estejam preparados para lidar com situações de emergência que possam surgir no ambiente escolar.
“O assistente educacional auxilia os alunos quanto à higiene, alimentação e locomoção, proporcionado, além do cuidado, autonomia dentro do ambiente escolar, e hoje estamos demonstrando para eles a melhor forma de realizar esses cuidados, com o apoio desses profissionais gabaritados da área da saúde”, explicou a chefe da Divisão de Educação Especial da SEE, Hadhianne Peres de Lima.
Além da palestra, os profissionais de saúde promoveram atividades práticas, proporcionando aos participantes uma abordagem teórico-prática. A interação com especialistas no atendimento de urgências permitirá que os assistentes educacionais adquiram conhecimentos fundamentais e desenvolvam habilidades práticas, aprimorando sua prontidão para responder de maneira eficiente em casos de emergência.
Assistente escolar há quatro anos, Sharlene Tojal, que trabalha no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), se mostrou muito empolgada com a formação e classificou como um momento importante: “Esta formação é muito necessária, pois nos auxilia no atendimento dos nossos alunos na escola. Aprender primeiros-socorros é de fundamental importância. Eu só tinha conhecimentos teóricos básicos, mas hoje vi bastante prática”.
Eline Alves, com cinco anos de experiência como assistente escolar, já trabalhou com alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexia, e agora acompanha uma aluna com síndrome de Down na Escola Heloísa Mourão Marques. Ela considera as formações extremamente importantes para preparar o assistente que trabalha com o público da Educação Especial, mesmo em situações de emergência.
Ofertar noções de primeiros-socorros para os assistentes é mais um passo importante para fortalecer a inclusão e o cuidado com as crianças com necessidades especiais nas escolas estaduais. A iniciativa demonstra o compromisso do governo em proporcionar uma educação de qualidade e segura para todos os alunos, independentemente de suas demandas.
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