Domingo, 24 de Novembro de 2024 15:43
69 9379-1212
Educação Acre

Governo busca recursos para obras escolares e cursos técnicos para o estado 

Por Karenina Moss A liberação de recursos para obras escolares e a repactuação de convênios para mais levas de cursos de qualificação técnica de jo...

08/05/2023 18h05
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Por Karenina Moss

A liberação de recursos para obras escolares e a repactuação de convênios para mais levas de cursos de qualificação técnica de jovens foram alguns dos assuntos tratados em reunião entre a secretária interina de Relações Federativas (Serf), Rosângela Bardales, e o presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Wanderley Neto, nesta segunda-feira, 8, em Brasília.

Secretária Rosângela Bardales (centro) e equipe do Ieptec tratam de melhorias para o ensino técnico. Foto: cedida
Secretária Rosângela Bardales (centro) e equipe do Ieptec tratam de melhorias para o ensino técnico. Foto: cedida

Foi uma reunião de alinhamento sobre diversas iniciativas para as quais o Ieptec busca apoio em Brasília, tendo como suporte a Serf – secretaria que faz a interlocução direta do governo do Estado com os órgãos federais.

Além da liberação de recursos para obras escolares junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ieptec busca a repactuação de convênios junto ao Ministério da Educação, visando mais cursos como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); o Qualifica Mais, que abrange qualificação com foco no empreendedorismo; e o Novos Caminhos, que trata de educação profissional e tecnológica.

“O papel da Serf é exatamente esse, de apoiar, acompanhar e buscar meios para que o governo possa atender às necessidades da população, a exemplo das melhorias para o ensino técnico, tão importante para a profissionalização e inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho”, explicou a secretária Rosângela Bardales.

Levantamento do governo aponta que, atualmente, das 47 escolas da rede pública estadual que ofertam cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), 24 delas atuam, exclusivamente, com cursos da Rede Ieptec que, este ano, formou 90 turmas em 16 cursos.

“As demandas do Ieptec são de extrema importância para a potencialização e expansão da educação técnica no Acre e a inclusão de jovens qualificados no mercado de trabalho, o que, além de gerar oportunidades para eles, contribui com o fomento à economia e o desenvolvimento do estado”, afirmou Alírio Neto.

Também participaram da reunião o coordenador técnico da Serf, Elomar Chaves, o técnico da secretaria, Anísio Rocha, e a equipe técnica do Ieptec.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias