Domingo, 24 de Novembro de 2024 16:05
69 9379-1212
Educação Maio Laranja

Semasf prepara ações de conscientização para Campanha Maio Laranja

Tema trata do Combate ao Abuso e Exploração Sexual à Criança e Adolescente

28/04/2023 21h40 Atualizada há 2 anos
Por: Wilson Neves de Oliveira Fonte: CCS/PREFEITURA DE JI-PARANÁ
Semasf prepara ações de conscientização para Campanha Maio Laranja

Maio Laranja é o mês das ações de conscientização no Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovidas pela Prefeitura de Ji-Paraná e desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). As atividades serão realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e em escolas municipais e estaduais, além da caminhada Faça Bonito.   

Segundo a secretária da Semasf, Mirian Madalon, por se tratar de violação de direitos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) coordenará as ações da Campanha Maio Laranja. Ela informou que a data serve para informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade para participar do combate às violências sexuais contra crianças e adolescentes.

As palestras ocorrem a partir da próxima quinta-feira (4) e, no dia 18 de maio, a caminhada no centro da cidade, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a necessidade de proteger as crianças e adolescentes de todas as formas de violações de direitos, principalmente do abuso e da exploração sexual.

De acordo com dados registrados pelo Creas, em 2022, foram notificados 422 novos casos, sendo 172 vítimas de violência intrafamiliar (física ou psicológica), 111 de abusos sexuais e 139 vítimas de negligência ou abandono em Ji-Paraná. Nos anos de 2020 e 2021, foram registrados 110 e 84 casos, respectivamente.

O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” traz um alerta para chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir a violência doméstica. O símbolo da campanha é uma flor que faz referência aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma criança.

A campanha já está na 23ª realização no enfrentamento das violações de direito da criança e adolescentes, e faz parte da politica pública do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias