Sexta, 28 de Fevereiro de 2025 19:20
69 9379-1212
Educação Amazonas

Escolas da rede estadual se destacam em Concurso Nacional de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União

Alunos e professores premiados receberão certificados e notebooks...

28/02/2025 11h17
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A rede estadual de ensino do Amazonas foi duplamente premiada no 13º Concurso de Desenho e Redação (CDR) da Controladoria-Geral da União (CGU). A aluna Débora Iorany, do 8º ano do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, e a Escola Estadual (EE) Professor Octávio Mourão, localizada na zona norte de Manaus, receberam certificados e prêmios por seus desempenhos no concurso.

O CDR é um projeto pedagógico-cultural que proporciona a estudantes e professores experiências de ensino-aprendizagem em temáticas como ética, cidadania e participação social. O tema da 13ª edição foi “Cidadania digital: acesso e educação para a democracia”, visando estimular o pensamento crítico sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, assim como estimular a valorização da profissão docente e a importância da comunidade escolar.

A EE Professor Octávio Mourão ficou em 1º lugar na categoria “Escola Cidadã”, graças à mobilização de um concurso de redação sobre o tema e a realização de rodas de conversas, debates e oficinas de escrita na escola, orientadas pelo professor de língua portuguesa Hiran Arcos.

“Esse esforço conjunto, somado ao entusiasmo e participação dos nossos alunos, foi fundamental para o sucesso desse projeto. Sermos reconhecidos com esse prêmio reforça o nosso compromisso em formar cidadãos críticos e conscientes, nos motivando a continuar promovendo iniciativas que transformem a nossa comunidade escolar”, ressaltou o professor Hiran.

Ainda segundo o professor, a mobilização ajudou os alunos a expressar suas ideias e conhecimentos sobre a cidadania digital, estimulando o pensamento crítico e envolvendo os alunos em discussões sobre ética e o uso responsável da internet.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Fortalecer a cidadania por meio da escrita

A estudante Débora Iorany, do 8º ano do CETI Elisa Bessa Freire, foi a campeã na categoria “Redação”, escrevendo sobre o conceito de cidadania digital. A aluna foi orientada pela professora Maria Elisete, de Língua Portuguesa, que ressalta a importância da participação em concursos e premiações como uma maneira de incentivar os alunos a manter vivo o hábito da escrita e leitura, além de incentivar o pensamento crítico em relação a assuntos do cotidiano.

“A cidadania digital faz parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e ela contempla o desenvolvimento da empatia, respeito aos outros não só dentro da sala de aula, mas também nos ambientes virtuais, promovendo uma cultura de respeito mútuo e tolerância às diferenças e particularidades de cada um”, ressaltou a professora

A cerimônia de premiação para os alunos e professores será realizada no dia 11 de março, na EE Professor Octávio Mourão; e no dia 13 de março, no Ceti Elisa Bessa Freire. Ao todo, serão entregues três notebooks, além dos certificados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias