Sexta, 28 de Fevereiro de 2025 00:18
69 9379-1212
Saúde Amazonas

Saúde AM Digital: saiba como funciona a assistente virtual do programa que comunica os usuários sobre consultas e exames

As mensagens são enviadas ao paciente por WhatsApp, lembrando e confirmando os procedimentos agendados no Sistema de Regulação ...

27/02/2025 16h43
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO:Evandro Seixas / SES-AM

A assistente virtual que integra as soluções tecnológicas do Programa Saúde AM Digital otimizou o processo de comunicação com o usuário que aguarda por consultas e exames na rede pública do Estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) explica que os usuários recebem mensagens por WhatsApp, pelo número oficial do programa, o (92) 3190-1504, lembrando e confirmando as consultas e exames agendados pelo Sistema de Regulação.

O Programa Saúde AM Digital foi lançado pelo governador Wilson Lima no dia 17 de fevereiro. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que a assistente virtual do programa será de extrema importância para reduzir o índice de absenteísmo (não comparecimento) dos pacientes nos procedimentos agendados e para possibilitar preencher a vaga com outros que estejam aguardando para serem atendidos. “Atualmente, a quantidade de procedimentos agendados por mês chega a 600 mil, no entanto, o índice de não comparecimento desses usuários chega a até 60%”, declarou.

A comunicação com a assistente virtual, disse ela, pode acontecer de duas formas: quando a ferramenta entra em contato com a pessoa para avisar e confirmar o agendamento; ou quando o próprio usuário entra em contato pelo número da plataforma, para obter informações sobre os procedimentos marcados.

Na primeira configuração, a assistente virtual vai enviar mensagem para o WhatsApp de quem está aguardando consulta ou exame no Sistema de Regulação, com as informações do agendamento, incluindo data, hora e local do exame ou consulta. Pelo celular, sem precisar sair de casa, o usuário vai confirmar, remarcar ou cancelar o procedimento. Após a resposta, a assistente enviará uma mensagem confirmando a escolha do usuário.

Caso opte pelo reagendamento, o pedido de alteração de data e horário, via WhatsApp, será permitido por até duas vezes. Depois disso, o paciente pode buscar a unidade de saúde de origem, para inserir novamente o pedido de agendamento no Sistema de Regulação. Se o usuário escolher a opção de cancelamento, o pedido será excluído.

No segundo formato, o usuário pode entrar em contato com a plataforma, também via WhatsApp, para obter informações dos procedimentos agendados. Nesse caso, antes de acessar as informações do paciente, a assistente virtual pede que seja informado alguns dados pessoais como: CPF, data de nascimento e o nome da mãe, para confirmar a identidade do paciente e iniciar o serviço. Após a verificação dos dados, o paciente poderá consultar, confirmar ou cancelar agendamentos, e também reagendar o procedimento. 

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO:Evandro Seixas / SES-AM

O que o sistema não faz

A solução tecnológica só aceita respostas em texto, não sendo possível o envio de fotos, áudios e vídeos. A assistente virtual também não realiza novos agendamentos, apenas informa sobre consultas e exames que já estão inseridos pelas unidades de saúde no Sistema de Regulação.

Além disso, a SES-AM reforça que é importante à população salvar o número oficial do Saúde AM Digital, (92) 3190-1504, não atender ligações ou responder mensagens de outro contato, e estar atento aos seguintes pontos:

•  O Saúde AM Digital não solicita dados bancários ou informações pessoais sensíveis dos pacientes;

•  O serviço é gratuito, portanto, não cobra nenhum valor por consulta ou exame.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias