Foto: Vanessa Marques/SES-AM
O Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) entrou em nova fase esta semana, no Amazonas, com a capacitação dos multiplicadores da nova política de saúde que vem sendo implementada pelo Governo do Estado e o Ministério da Saúde. O treinamento envolveu toda a equipe condutora das secretarias de Saúde do Estado (SES-AM) e dos municípios e servidores dos polos regionais.
O programa tem como objetivo reorganizar a oferta de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, incentivando a regionalização e otimizando filas e tempo de espera.
No novo modelo, o paciente realiza um circuito de atendimento que inclui todas as suas necessidades, com a execução da Oferta de Cuidado Integrado (OCI), uma fila única que contempla a consulta inicial, exames e consulta de retorno na atenção especializada. Ao fim desse processo, o acompanhamento do paciente segue na atenção básica.
Além da fila única, o Ministério da Saúde também está mudando a lógica de como o serviço é financiado, aumentando o valor pago por procedimento. De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, é uma política pública que se integra completamente ao novo modelo que o governador Wilson Lima está implantando no Estado, através do programa Saúde Amazonas e Saúde AM Digital.
“O Governo do Amazonas promove uma revolução na saúde, com programas que ampliam a oferta de consultas e exames especializados e ajudam a reduzir esse tempo de espera, amparados pelas novas tecnologias de inteligência artificial, com assistente virtual e uso de aplicativos. Também estamos fortalecendo os municípios com a repactuação do financiamento do Estado para que possam responder ao novo momento da saúde integrada”, afirmou.
A oficina de preparação dos multiplicadores aconteceu nesta segunda-feira (25/02) no auditório da Fametro e contou a presença de profissionais da atenção especializada da SES-AM – Secretaria Executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde; Secretaria Executiva Adjunta de Interior (SEAI); Secretaria Executiva de Assistência (SEA) – Complexo Regulador Departamento de Planejamento e Gestão (DEPLAN), Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Assistencial (DERAC), assessoria de Atenção Especializada dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Ministério da Saúde.
Foto: Vanessa Marques/SES-AM
De acordo com a secretária executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde da SES-AM, Laís Moraes, o evento serve como difusor do programa para os demais municípios. A presença dos especialistas na oficina, afirma a secretária, é essencial para o entendimento da nova lógica de organização.
“Hoje, estamos reunidos aqui para uma oficina voltada especificamente para os integrantes do grupo condutor do Estado. Esses profissionais serão responsáveis por orientar e estruturar a implementação do programa nos diferentes territórios. Contamos com a presença de representantes das nove regionais do Estado, para que possam entender como o PMAE será organizado, quais as ferramentas necessárias para seu funcionamento e como ele impactará a assistência à saúde”, destacou.
A oficina foi conduzida pelos representantes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde: Aristides Vitorino de Oliveira Neto, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática, e Débora Spalding Verdi, coordenadora-Geral de Regulação Assistencial.
Segundo Aristides, além de injetar mais recursos na saúde, o programa propõe um modelo que também aprimora a qualidade do serviço. “Essa tem sido uma prioridade do governo. Enfrentar esse desafio é um compromisso que assumimos com os estados que aderiram ao PMAE e que estamos colocando em prática”.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 28°
Chuva