FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Atuando na prevenção de infecções e doenças no Carnaval, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) acompanha a programação da folia carnavalesca de Manaus, de 27 de fevereiro a 8 de março, com ações de monitoramento de saúde e educação em saúde e orientações sobre prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
De acordo com a secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, as ações fazem parte do Carnaval da Floresta 2025 realizado pelo Governo do Amazonas. “Além de atuar na prevenção de infecções e doenças no Carnaval, a SES-AM estará com um posto de atendimento no Sambódromo e toda a rede de urgência e emergência também está preparada para garantir a assistência médica à população 24 horas”, afirmou.
As atividades da FVS-RCP vão ocorrer nos desfiles das Escolas de Samba de Manaus (do Grupo de Acesso A e B e Grupo Especial), Bloco das Piranhas e Banda do Galo. As três festas acontecem no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo.
As equipes da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também atuarão no Carnaboi, no Studio 5 shopping e convenções.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o monitoramento e ações de prevenção são estratégicos para a segurança e o bem-estar das pessoas nos eventos. “Durante eventos de grande porte, a Vigilância em Saúde trabalha para identificar situações de interesse da saúde precocemente, promover campanhas de educação em saúde e orientar sobre práticas que previnem a disseminação de doenças”, afirma.
A programação inclui participação dos gestores técnicos da FVS-RCP em reuniões do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) específico para o Carnaval, ativado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), para monitoramento dos eventos realizados no Sambódromo de Manaus.
As ações contribuem para um sistema de resposta rápida em caso de emergências de saúde pública nas festas públicas da programação em colaboração com a SES-AM no posto de saúde ativado especificamente para as festas no Sambódromo.
Também estarão a postos profissionais da FVS-RCP, por meio da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH), no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada, próximo ao centro de convenções.
“Estaremos com equipes fazendo monitoramento e atuando de forma conjunta junto à assistência à saúde da SES-AM, visando que as festas ocorram com segurança”, acrescenta a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da FVS-RCP, Roberta Danielli.
Já na Educação em Saúde, um time de 20 servidores da FVS-RCP atuará em abordagens de prevenção ao HIV e outras IST. “Estaremos prontos para informar e educar sobre atitudes seguras, promovendo conscientização ampla e práticas de prevenção”, disse a gerente de Vigilância de Condições Crônicas e Infecciosas (GCCI) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Viviany Araújo.
As equipes vão atuar por meio de distribuição de material informativo e preservativos (interno e externo) a foliões na Banda do Galo, na Terça-feira de Carnaval (04/03), no Bloco das Piranhas, no Domingo de Carnaval (02/03), ambos realizados também no Sambódromo. As ações incluem ainda abordagens no Carnaboi, nos dias 7 e 8 de março.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 28°
Chuva