Quinta, 20 de Fevereiro de 2025 06:05
69 9379-1212
Educação Acre

Educação instrui motoristas e monitores sobre procedimentos de mobilidade para alunos com deficiência visual

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CADV) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) ...

13/02/2025 12h25
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CADV) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) realizou nesta quarta-feira, 12, uma oficina de orientação e mobilidade para monitores e motoristas do Centro Educacional Dom Bosco, em Rio Branco.

Participaram da capacitação oito motoristas e sete monitores que atuam na educação especial. De acordo com a professora Maria do Socorro Pontes, responsável pela formação, trata-se da primeira a ser oferecida a esses profissionais. “Trata-se de uma oficina de como proceder com os alunos sem visão, que passarão a ser atendidos agora também pelo Dom Bosco”, explicou.

CADV orientou motoristas e monitores como proceder com alunos sem visão. Foto: CADV/Divulgação
CADV orientou motoristas e monitores como proceder com alunos sem visão. Foto: CADV/Divulgação

A oficina teve duração de três horas e os profissionais receberam, sobretudo, orientações de como se comportar diante de situações que envolvam os alunos sem visão. Socorro Pontes foi auxiliada por Jardson Balica, que também é professor de orientação e mobilidade.

“Essa formação é importantíssima para os profissionais que trabalham diretamente com os alunos com deficiência visual, realizando o transporte com segurança e confiança. Por isso, estamos trazendo para esses profissionais novos conhecimentos nessa área”, explicou Socorro.

Oficina demonstrou como proceder com alunos sem visão Foto: CADV/Divulgação
Oficina demonstrou como proceder com alunos sem visão Foto: CADV/Divulgação

Segundo a monitora Cláudia Alves, o aprendizado foi válido: “A gente aprende coisas boas, se sente mais segura e espero que haja mais oficinas como essa, porque, quanto mais oportunidades, mas aprendizado a gente tem”.

Aderlan Nascimento é motorista do Dom Bosco que faz a rota da parte da alta da cidade e nunca trabalhou com alunos sem visão. Segundo opinou, foi uma oficina muito produtiva e será possível aproveitar no dia a dia o que foi ensinado. “Esse aprendizado nos faz ter mais confiança, seja na forma de dirigir, seja com o cuidado e a atenção com os alunos”, destacou.

The post Educação instrui motoristas e monitores sobre procedimentos de mobilidade para alunos com deficiência visual appeared first on Noticias do Acre .

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias