A Maternidade do Hospital Municipal Doutor Claudionor Couto Roriz, em Ji-Paraná, será reinaugurada no dia 6 de dezembro pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O espaço passou por obras de reforma e ampliação, com um investimento superior a R$ 950 mil. Os recursos foram viabilizados pela Faculdade de Medicina Idomed, do Grupo Estácio/Unijipa, através do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes).
Atualmente, a unidade, instalada em um espaço de 584 metros quadrados anexo ao Hospital Municipal, está recebendo os últimos retoques na pintura e na instalação de componentes elétricos. Nesta terça-feira (3), será realizada uma vistoria prévia no local.
Com a conclusão da reforma, a maternidade contará com 35 leitos, incluindo leitos de pré-parto, parto e puerpério, além de cinco enfermarias. Também foram incorporados consultórios para atendimento de urgências obstétricas, uma sala de triagem neonatal, sanitários, postos de enfermagem, sala de espera, sala de exames e curativos, depósito de material de limpeza e outras dependências. Todo o mobiliário está sendo instalado nos respectivos ambientes, incluindo camas elétricas e poltronas para acompanhantes. Entre as principais mudanças, destacam-se a instalação de salas climatizadas, banheiros acessíveis e equipamentos modernos.
As melhorias incluem uma rampa de acesso para veículos, como ambulâncias, e uma reestruturação elétrica que permitirá o uso de equipamentos essenciais, como chuveiros e aparelhos de ar-condicionado. O projeto tem como objetivo proporcionar mais conforto às gestantes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.
A maternidade realiza, em média, 200 partos por mês e atende cerca de 40 pacientes por dia, recebendo gestantes de Ji-Paraná e de outras 16 cidades que integram o polo regional de saúde. Durante a reforma, que teve início em julho deste ano, foi necessário adaptar um espaço na clínica médica do hospital municipal para atender as pacientes.
Além de beneficiar a população, as novas instalações da maternidade serão utilizadas para a formação de futuros médicos, com a implantação de um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia.
Os recursos para a obra refletem um modelo colaborativo entre os entes federativos, buscando integrar ações e serviços de saúde e garantir assistência integral à população. A entrega da nova ala representa um avanço significativo na qualidade do atendimento, reafirmando o compromisso de Ji-Paraná com a saúde pública e o bem-estar das gestantes e recém-nascidos da região.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 24°
Chuva