A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) se reuniu com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para alinhar questões relacionadas ao Censo Territorial de 2022. O encontro teve como foco o ordenamento territorial de bairros e distritos, visando garantir maior precisão na definição e atualização dos limites geográficos de Porto Velho.
Durante a reunião, foram debatidos aspectos técnicos fundamentais para a gestão municipal, incluindo a revisão das delimitações urbanas e rurais e a incorporação de novas áreas ao mapeamento oficial. Essas atualizações garantem a maior eficiência do planejamento urbano, a distribuição de recursos públicos e a definição de políticas voltadas ao desenvolvimento da cidade.
O secretário da Sempog, Márcio Rogério Gabriel, ressaltou a importância do trabalho conjunto com o IBGE para garantir uma gestão mais eficiente dos recursos e serviços municipais. “Com dados atualizados, podemos direcionar melhor os investimentos para cada região de Porto Velho, assegurando que as necessidades da população sejam atendidas de forma mais precisa”, destacou.
A parceria entre os órgãos busca assegurar que o levantamento territorial esteja de acordo com a realidade geográfica do município, auxiliando na formulação de estratégias que impactam diretamente a infraestrutura, mobilidade, habitação e prestação de serviços. Além disso, a melhoria do planejamento urbano é uma das principais diretrizes da gestão do prefeito Léo Moraes.
CENSO 2022
Segundo o IBGE, o Censo Territorial é a principal fonte de referência para compreender as condições de vida da população em todos os municípios do país e suas subdivisões territoriais. Ele tem como unidade de coleta cada pessoa residente em um domicílio no território nacional na data de referência do levantamento.
Em Porto Velho, o levantamento apontou que a cidade possui uma área territorial de 34.091,146 km², considerado como o maior município em extensão territorial de Rondônia. A população estimada é de 514.873 habitantes, distribuídos entre a zona urbana e os 12 distritos da capital.
Com o avanço do Censo 2022, a Sempog e o IBGE seguem atuando em parceria para garantir que os dados coletados contribuam para um planejamento urbano mais eficiente, promovendo o crescimento ordenado de Porto Velho.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Chuva