O artesanato acreano é um dos atrativos de grande potencial econômico no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que está sendo realizado nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12, em Rio Branco. Com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), artesãos locais expõem peças de marchetaria, joias de sementes, folhas de látex, entre outros produtos do artesanato acreano.
Com a exposição, a arrecadação comercial pela parte da manhã desta quinta-feira já alcançou cerca de R$ 6 mil, estima a coordenadora de Artesanato da Sete, Terezinha Messias.
“Aqui nós temos artesanato com as sementes, marchetaria, folhas de cazumbá, que são as folhas de látex, os sapatos do Doutor Borracha, e hoje nós inovamos também com os bombons de cupuaçu. Nós temos uma grande variedade de produtos, inclusive de artesãos premiados, e estamos vendendo bem”, detalhou Terezinha Messias.
O artesanato acreano carrega um histórico de premiações, entre eles, a artesã Rodney Paiva Ramos, que foi premiada na Escola de Artes de Montevidéu, na Argentina, com uma peça chamada Cores da Mata e que hoje nomeia a marca da artista.
“Sempre participo de eventos e hoje eu trouxe brincos, colares, peças de decoração, tudo fruto de um trabalho com reaproveitamento de madeira que eu faço, confeccionando as joias. E, estamos tendo resultado. O público está vindo comprar”, celebrou Rodney.
Além de ser ambiente de discussão em diversas frentes amazônicas, a reunião de governadores da Amazônia é uma oportunidade para mostrar o artesanato acreano para visitantes de estados vizinhos, destaca o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.
“O encontro de governadores da Amazônia é extremamente importante, e fizemos questão de montar um espaço para divulgar o nosso artesanato, nossas riquezas e os cuidados que os artesãos têm em fabricar cada peça. É fantástica a história que cada uma tem, e o evento é um boa oportunidade para os artesãos exporem seus trabalhos, não só para o nosso estado, mas para os visitantes que vêm conhecer o Acre”, destacou.
Artesão há cerca de 23 anos, Antônio Kléder transforma produtos e resíduos naturais em joias para demonstrar a viabilidade da sustentabilidade.
“Eu comecei querendo auxiliar na política de meio ambiente, buscando transformar resíduos naturais em joias para comprovar que a sustentabilidade é um caminho real e pode vir a beneficiar muita gente do campo e das florestas. Então, fui galgando alguns degraus na sofisticação dos materiais e hoje tenho um público fiel”, garantiu Kléder.
O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Lega reúne secretários de Estado e chefes de poderes, na capital do Acre, Rio Branco, nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12. Entre os objetivos, o evento discute temas amazônicos primordiais como educação, agricultura, meio ambiente, governança fundiária, povos indígenas e cultura e economia criativa.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 28°
Chuva