Uma ação para evidenciar o Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, foi realizada no sábado (25), na Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (Famejipa). A iniciativa foi do Instituto de Educação Médica (Idomed) e da Rede Movimento Down, com a participação da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Educação Permanente (DEP) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e outras empresas e instituições parceiras.
Durante a ação, foi apresentado o projeto “Hospital Ursinho”, que visa reduzir o receio, ou até mesmo o medo, que as crianças têm do ambiente hospitalar. Também foram realizados, gratuitamente, 17 ecocardiogramas, treinamentos de primeiros socorros e uma roda de conversa com os pais de portadores de síndrome de down.
A Semusa participou com ações educativas sobre a síndrome de down e a vacinação contra a Covid-19, realizada pela equipe da Divisão de Imunização. “Também conversamos com os pais e responsáveis, conscientizando-os sobre a importância da vacinação para proteger as crianças”, afirmou Debora Alencar Lucas Sampaio, diretora do DEP.
A ação do Dia Mundial da Síndrome de Down também contou com a participação dos alunos da Famejipa e da Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio-Unijipa), laboratórios Modelo e Biomed, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Instituto Cardiovascular de Rondônia (Cardio), Hospital Cândido Rondon (HCR), Vitasal e da neuropsicopedagoga Graciely Santana.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 35°
Tempo nublado