Quatro escolas de Ji-Paraná receberam visitas de membros do Projeto Agevisa em Ação, do governo de Rondônia, realizado em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A iniciativa visa a prevenção do tracoma, doença inflamatória ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.
A equipe de tracoma da Agevisa, em parceria com os servidores da Semusa, esteve nas escolas estaduais Antônio Bianco, 13 de Maio, 31 de Março e Nova Brasília, realizando ações de promoção e prevenção com os estudantes das unidades de ensino.
Durante o atendimento, as equipes realizam um exame oftalmológico externo, utilizando uma lupa com 2,5 vezes de aumento, para analisar as córneas e pálpebras internas das crianças, observando possíveis sinais da doença. Os sintomas são parecidos com os da conjuntivite, que apresentam olhos vermelhos, irritados, com lacrimejamento.
O projeto tem o objetivo de supervisionar e realizar a busca ativa de crianças e adolescentes, entre 5 e 14 anos de idade, para realizar o diagnóstico precoce da doença, a fim de evitar o contágio em maior proporção dentro das salas de aula.
“Desse modo, conseguimos frear essa cadeia de contágio entre os estudantes da Rede Pública de Ensino. Orientamos aos pais e responsáveis das crianças, que testaram positivo, para que elas possam ser tratadas e acompanhadas adequadamente, para evitar a cegueira”, explicou a diretora de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo.
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 26°
Chuva