FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga, nesta segunda-feira (03/02), a Nota Técnica nº 005/2025/DIPRE/FVS-RCP com orientações sobre o uso de testes rápidos de dengue e a distribuição do insumo estratégico no Amazonas. O documento está disponível em: https://encurtador.com.br/OJo7e .
A nota refere-se a 35.675 testes rápidos para diagnóstico da dengue enviados pelo Ministério da Saúde ao Amazonas. A distribuição para os 62 municípios do Amazonas ocorre com base em critérios técnicos que priorizam áreas de maior risco epidemiológico e capacidade operacional.
Conforme a nota técnica, 20% dos testes serão destinados à capital do Estado, Manaus; 10% serão encaminhados para uso da rede de urgência e emergência estadual, com o objetivo de reforçar a capacidade diagnóstica nessas unidades estratégicas. Os demais 70% testes serão distribuídos entre os municípios do interior do estado.
“A distribuição dos testes rápidos para dengue considera pontuação dos municípios a partir do riscos de novos casos da doença, índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e envio de amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública, que faz parte da Fundação”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Além disso, o teste é uma ferramenta de apoio ao diagnóstico complementar às opções já existentes no Serviço Único de Saúde (SUS), como o sorológico e por RT-PCR. Entre as recomendações técnicas, aos gestores municipais de saúde, estão o uso do teste entre o primeiro e quinto dia após o início dos sintomas e que o resultado do teste só deve ser interpretado em conjunto com outros procedimentos de diagnóstico e conclusões clínicas na assistência à saúde.
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas