Terça, 04 de Fevereiro de 2025 14:05
69 9379-1212
Saúde Amazonas

Bivalente: Amazonas recebe mais 97,2 mil novas doses da vacina

Doses serão distribuídas a municípios do estado. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19.

03/03/2023 13h45
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Doses serão distribuídas a municípios do estado. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19.

Mais 97.200 doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 chegaram ao Amazonas e serão utilizadas nas campanhas de vacinação contra a doença nos municípios do estado. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19, além da ômicron e as subvariantes dela.

As doses chegaram a Manaus, na quinta-feira (02/03), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e foram escoltadas até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“Com a vacinação, é possível reduzir significativamente o número de casos, além do agravamento dos quadros clínicos, prevenindo hospitalizações e óbitos. A vacina é ferramenta crucial na luta contra a pandemia”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Quem pode tomar a bivalente

A vacinação com as doses bivalentes ocorre em fases. O esquema vacinal para os grupos prioritários é de uma dose de vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem, pelo menos, o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes.

Quem não faz parte dos grupos prioritários deve concluir a imunização com doses monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou do esquema primário com monovalentes.

Os grupos prioritários são: Pessoas a partir de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, como asilos, com idade a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores destas instituições; imunocomprometidos; comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas; gestantes e puérperas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias