Domingo, 24 de Novembro de 2024 07:10
69 9379-1212
Educação Orientação

Educação realiza palestra sobre saúde bucal a alunos da Escola Zuleide Pereira

Uma equipe da Divisão de Assistência Educacional e de Saúde da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) esteve na manhã desta terça...

11/07/2023 11h55
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Uma equipe da Divisão de Assistência Educacional e de Saúde da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) esteve na manhã desta terça-feira, 11, na Escola Zuleide Pereira, em Rio Branco, para realizar uma palestra sobre saúde bucal e a distribuição de kits de higiene pessoal.

De acordo com a técnica da Divisão, a odontóloga Chelda Vasconcelos, as palestras têm a finalidade de fomentar, entre os alunos, a responsabilidade pela sua higiene bucal. “O índice de cáries ainda é muito grande e, com a informação e a conscientização, eles se tornam mais responsáveis e mudam seus hábitos”, afirmou.

Chelda Vasconcelos: “Informação e conscientização”. Foto: Stalin Melo/SEE
Chelda Vasconcelos: “Informação e conscientização”. Foto: Stalin Melo/SEE

O trabalho de conscientização está sendo realizado, segundo Chelda, em todas as escolas do ensino fundamental, anos iniciais, inclusive nas escolas rurais de difícil acesso do estado. Já foram realizadas palestras nas escolas Duque de Caxias, Ercília Feitosa, Oscar Felício e Ramona de Castro, em Rio Branco.

Em relação aos kits de higiene bucal, a profissional explica que os alunos devem levá-los para casa, a fim de realizar a escovação, e trazer para a escola. “Muitas escolas têm ‘escovódromo’, outras não, mas o importante é a gente fazer esse trabalho de conscientização”, destacou.

Kits de higiene contêm uma escola e um creme dental. Foto: Stalin Melo/SEE
Kits de higiene contêm uma escola e um creme dental. Foto: Stalin Melo/SEE

Os kits são compostos por uma escova e um creme dental para cada aluno e a distribuição é feita durante a palestra, em que ela apresenta um dente sadio e um dente enfermo. “Um dente enfermo se inicia com a mastigação, quando se deixa a cavidade bucal suja, o que ocasiona o surgimento de uma bactéria que vai destruir as camadas dos dentes”, explica Chelda aos alunos.

Segundo a dentista, chega um momento em que o aluno falta à escola devido à dor de dente. “Por isso tem que haver uma escovação adequada, de no mínimo quatro vezes por dia. Como somos contra a extração, explicamos que é necessário o tratamento”, afirmou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias