O Encontro de formação dos atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Amazonas marcou o encerramento da primeira semana de ações de assessoria e monitoramento com agentes escolares da rede estadual, realizada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, da Universidade Federal do Amazonas (Cecane/Ufam).
Desde o dia 4 de julho, o Cecane, órgão responsável por apoiar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem realizado as atividades no auditório do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Mais de 250 agentes escolares, entre coordenadores distritais, nutricionistas e gestores estiveram presentes no encontro de formação.
“Nós convidamos para essa semana todos aqueles agentes responsáveis pela alimentação escolar na rede estadual. A gente tem conseguido estabelecer um diálogo muito estreito entre Cecane, Secretaria de Educação e FNDE, o que tem possibilitado uma atuação forte, tanto na capital, quanto no interior do Amazonas”, ressaltou a nutricionista e agente do PNAE no Cecane, Alzemira Canuto.
As ações realizadas durante a semana resultarão em um raio-x da merenda escolar no estado, que subsidiarão o FNDE, órgão federal responsável pelas resoluções e verbas destinadas também à alimentação escolar. Com o objetivo de englobar toda a comunidade escolar do estado, o encontro formativo foi transmitido, ao vivo, pelo canal do Youtube, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
Visitas às escolas
O próximo passo das ações de monitoramento da alimentação escolar, no Amazonas, inicia no dia 10 de julho, próxima segunda-feira, quando as equipes do Cecane, FNDE, Conselho Alimentação Escolar (CAE) e nutricionistas da Gerência de Alimentação Escolar (GAE), da Secretaria de Educação visitarão unidades de ensino da rede estadual.
A expectativa é de que as vistorias ocorram até outubro deste ano. O município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) será o primeiro a receber as equipes, seguido por Itacoatiara (176 quilômetros) e Autazes (113 quilômetros). No dia 13 de julho, seis escolas na capital amazonense receberão os grupos de trabalho dos órgãos responsáveis.
“As visitas iniciarão na próxima segunda, onde dividiremos nossas equipes para fiscalizarmos se as escolas da rede estadual estão seguindo as normas técnicas do FNDE. Esse trabalho é contínuo, realizado todos os anos por esses mesmos agentes”, ressaltou o técnico do FNDE, Carlos Antônio.
O objetivo é que, até outubro deste ano, sejam vistoriadas no mínimo 30 escolas da rede estadual de ensino. Por meio de cooperação técnica, o Cecane auxilia, desde 2018, a Secretaria de Educação no cumprimento do PNAE.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 35°
Tempo nublado