Os projetos Empreende Mulher e Troca de Saberes participam da 1ª edição do Jipa Festival Gastronomia e Música, no pátio do Posto Vitória no bairro 2 de Abril (1º distrito). O evento é promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto Fecomércio. As artesãs expositoras dos projetos fazem parte das ações da Prefeitura de Ji-Paraná, intermediada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
O Empreende Mulher e o Troca de Saberes são resultados de políticas públicas bem-sucedidas desenvolvidas pela Semasf nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Eles são oferecidos por meio de oficinas de artesanatos e de pintura para fortalecimento de vínculo de indivíduos e de famílias, para incentivar a capacitação de mulheres que buscam oportunidades profissionais.
Segundo a secretária da Semasf, Mirian Madalon, a parceria foi firmada com os organizadores que promovem a visibilidade das empreendedoras, além da Feira Empreende Mulher, ao público e oferece a divulgação dos trabalhos. Ela reforçou que o festival gera renda neste período em que o município recebe muitos visitantes durante a Rondônia Rural Show Internacional (RRSI).
A expositora do Troca de Saberes, Joelma Silva Rodrigues, que produz amigurumis de crochê, afirmou que a iniciativa é importante para divulgar seus trabalhos e outros tipos de artesanatos com materiais inovadores. Ela ressaltou que vários projetos já estão em planejamento para desenvolver em parceria com as oficinas dos Cras.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas