FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Estudantes que receberam apoio do Governo do Amazonas para representar o estado na Olimpíada Internacional de Matemática – Internacional Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, retornam para casa nesta quarta-feira (26/02), com duas medalhas de prata e cinco medalhas de bronze conquistadas na competição. Além disso, cinco alunos receberam Menção Honrosa pelo desempenho durante a prova.
A ITMC 2025 ocorreu no período de 22 a 26 de fevereiro de 2025 e contou com a presença de estudantes de países como Tailândia, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Arábia Saudita, Camboja, Bangladesh e Singapura. Ao todo, 600 alunos de todo o mundo disputaram medalhas, sendo 12 alunos do Amazonas.
Oito estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado na zona norte de Manaus, e quatro da Escola Estadual (EE) Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada na zona centro-sul de Manaus, foram convidados para participar da Olimpíada por terem conquistado medalha de ouro na etapa regional, e medalha de prata na edição nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024. Além dos estudantes amazonenses, quatros professores, das duas escolas, também integraram a delegação brasileira.
FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Celebrando conquistas
Representando o CMPM II, a aluna Sara Elis Peron Castro recebeu medalha de prata na competição; os alunos Imael Abner Fonseca, Heloisa Victoria Sales, Emanuella Barroso dos Santos e Bárbara Sophia Mendonça conquistaram medalhas de bronze; e os alunos Carlos Eduardo Carvalho e Carvalho, Geovanna Ramos Alencar e Matheus Henrique Lemos Nogueira receberam Menção Honrosa pelo desempenho.
Para o professor Wellington Morais, que acompanhou os alunos durante a viagem e durante a preparação para a olimpíada, a vitória é fruto de empenho e dedicação. À frente do projeto “Turma Olímpica”, o professor já teve alunos participando de competições na Índia, Taiwan e Tailândia.
“Esse reconhecimento internacional é resultado do comprometimento e do esforço, superando desafios diários para promover a excelência do ensino público”, celebrou o professor.
Para a aluna Bárbara Sophia, retornar para casa com uma medalha traz a sensação de dever cumprido. Ela ressalta que o incentivo dos pais e da escola aos estudos é primordial.
“Eu me sinto muito honrada de representar o nosso estado, nunca imaginei participar de uma competição internacional, isso é uma grande, enorme possibilidade”, disse.
FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
No CMPM V, o aluno McLean Queiroz, que participou da competição pelo segundo ano seguido, recebeu medalha de prata; o aluno Fábio Willian Viana recebeu medalha de bronze; e os alunos Nicolly Beleza e Artur Reis receberam Menção Honrosa pelo desempenho.
“A mistura de nervosismo e alegria é constante, mas ao mesmo tempo é um orgulho imenso representar não só a minha escola, mas também o meu estado e o meu país”, ressaltou o aluno Arthur Reis.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 25°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva