O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou nesta segunda-feira, 24, uma formação continuada para 580 professores mediadores recém-contratados. A capacitação ocorreu durante todo o dia no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O objetivo foi preparar os profissionais da Educação Especial para o início do ano letivo, abordando práticas pedagógicas, atualizações normativas e estratégias educacionais inclusivas. Trata-se de uma oportunidade essencial para a qualificação e aprimoramento das práticas educacionais.
De acordo com a chefe da Divisão de Formação Especializada Continuada, Ademílcia Grana, a formação é primordial para que os profissionais compreendam suas atribuições dentro e fora da sala de aula, oferecendo acompanhamento e apoio adequados aos alunos da Educação Especial.
“Hoje estamos realizando a primeira jornada pedagógica dos mediadores da Educação Especial. Os processos formativos são fundamentais para que esses profissionais lidem com as demandas dos alunos e possam garantir que a inclusão aconteça de fato em nossas escolas”, destacou.
O tema principal da formação foi “Adaptações curriculares e trabalho colaborativo”, abordando a necessidade de proporcionar acessibilidade ao currículo para os alunos. “Muitos estudantes não conseguem acessar o currículo como ele está posto. As adaptações são recursos essenciais para que esses estudantes tenham acessibilidade”, explicou.
Além disso, ressaltou a importância do trabalho colaborativo entre mediadores, professores regentes e coordenação escolar para efetivar a inclusão.
A formação também está alinhada ao Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que regulamenta a Educação Especial e o atendimento educacional especializado. O decreto garante o direito dos alunos com deficiência ao acesso a um ensino adequado, promovendo a inclusão escolar por meio de adaptações e apoio especializado.
Nesse sentido, o governo do Acre tem implementado políticas e capacitações para que os professores mediadores possam desempenhar suas funções de maneira eficiente e garantir que os estudantes tenham um aprendizado de qualidade.
Mediadora desde 2016, a professora Irismar Carneiro salientou a relevância dessas formações para a atualização profissional e impacto positivo na vida dos alunos da Educação Especial. “As formações nos permitem compartilhar experiências, vivências e adquirir novos conhecimentos. Sempre surgem novas abordagens, e precisamos estar em constante aprimoramento para atender melhor os alunos”, afirmou.
Irismar também compartilhou sua trajetória e como se encontrou na profissão. “No início, minha experiência foi desafiadora. Como professora do ensino fundamental, ao me deparar com uma criança do espectro autista, precisei buscar conhecimento para entender suas dificuldades e superar barreiras. Com estudo e dedicação, fui me capacitando e continuo aprendendo”, relatou.
“Sou mãe de uma criança autista, o que ampliou minha perspectiva sobre a inclusão. O trabalho do mediador envolve amor, cuidado e proximidade com a família, tornando a Educação Especial mais eficaz e humanizada”, concluiu.
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