Foto: Mauro Neto/Secom
O segundo dia do evento ‘Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Amazonas’, promovido pelo Governo do Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AM), foi marcado por palestras sobre Vigilância em Saúde, Saúde Indígena e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus, o encontro reúne representantes dos 62 municípios do estado.
O objetivo, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é debater políticas públicas e fortalecer a integração entre os serviços de saúde. O evento, que tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), acontece a cada quatro anos, durante as mudanças nas gestões municipais. A coordenação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e (Cosems-AM).
Foto: Mauro Neto/Secom
Umas das coordenadoras do encontro, a secretária executiva adjunta de Políticas de Saúde (Seaps) da SES-AM, Nara Esquivel, reforçou o compromisso em fortalecer parcerias e levar conhecimento para beneficiar diretamente a população do Amazonas.
“Nós temos hoje pontos importantes das políticas de saúde, que serão discutidos nos três níveis de atenção: municipal, estadual e federal. E estamos com os três entes nesse evento. O Ministério da Saúde também disponibilizou os coordenadores das áreas técnicas para dialogar, alinhar e fortalecer a saúde nos municípios”, afirmou Esquivel.
Outro ponto discutido foi o papel da Vigilância em Saúde. A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, abordou também a estiagem no Amazonas como tema relevante para os gestores. “Vamos apresentar as áreas de atuação da vigilância, principalmente os eixos de prevenção, preparação, detecção, resposta e recuperação. Com a proximidade da estiagem, precisamos identificar riscos e agir de forma oportuna”, ressaltou.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. ° Máx. °
Mín. 21° Máx. 30°
Chuva