Para ampliar as estratégias e dar maior agilidade nos processos de monitoramento e ações de resposta aos eventos extremos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizou na tarde desta quarta-feira, 19, a reunião técnica para enfrentamento da cheia 2025.
O evento, realizado no auditório do Museu dos Povos Originários, contou com a participação de especialistas, pesquisadores, acadêmicos e gestores municipais e estaduais, que puderam debater as estratégias e gestão de riscos para enfrentamento da cheia do Rio Acre.
O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Sema no Youtube, foi oportuno para apresentação do prognóstico climático para o trimestre de fevereiro a abril para o período de cheia dos rios em todo o Acre.
O analista e meteorologista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Luiz Alves dos Santos Neto, apresentou dados do boletim climático da Amazônia para fevereiro, março e abril de 2025.
Na sequência, o pesquisador do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), Guilherme Jordão Cardoso, fez um panorama das cheias na Bacia Amazônica com ênfase na Bacia do Rio Acre para este ano. Os especialistas participaram de forma virtual e puderam tirar as principais dúvidas dos participantes.
O que eles disseram
“O governo do Acre busca, cada vez mais, fortalecer a capacidade de resposta do Estado e garantir que as políticas públicas eficazes na adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, especialmente neste período de preparação para o enfrentamento das cheias. A reunião fortalece as alianças estratégicas para que possamos atuar preventivamente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.
“Para esse ano, a gente já começou a trabalhar desde o mês de dezembro do ano passado, fizemos reuniões com todos os coordenadores municipais de defesa civil, com alguns prefeitos, outros gestores municipais, para que pudéssemos alinhar ações já pensando numa provável inundação deste ano”, ressaltou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Carlos Batista.
“Já estamos desenvolvendo ao longo de janeiro e fevereiro ações que visam estabelecer o contato com as defesas civis municipais, e com algumas delas foram renovadas esse estreitamento de laços para que, quando vieram ocorrer justamente esses desastres naturais, a gente consiga dar resposta mais rápida e mais séria possível que a população necessita”, reforçou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), coronel Charles da Silva Santos.
“Quando reunimos todas essas entidades, todos esses órgãos, cada um pode compreender exatamente o papel e também como fazer e quando fazer, para que a gente tenha um atendimento muito mais rápido e muito mais eficiente à comunidade de Rio Branco”, destaca o coordenador Municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.
The post Reunião técnica debate estratégias e reforça gestão de riscos para enfrentamento da cheia dos rios Acre appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Chuva