O Programa Controladoria Ativa, criado pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), foi um dos destaques do Encontro Técnico realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). O evento foi com as Unidades de Controle Interno de órgãos estaduais.
As boas práticas implantadas através do programa, que garantem a legalidade, eficiência e transparência da gestão da saúde, foram apresentadas no evento e ressaltadas como modelo no Estado. O encontro iniciou na terça-feira (18/02) e segue nesta quarta-feira.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, observa que o programa reflete as diretrizes que disciplinam a Política de Governança e Gestão do Estado do Amazonas. “Essa foi uma iniciativa criada pela Secretaria de Saúde que, além de seguir a linha adotada pelo Governo do Amazonas de garantir total transparência aos procedimentos, também está alinhada às práticas mais modernas de administração pública”, pontua.
A secretária Executiva Adjunta de Controle Interno (Seaci) da SES-AM, Kamila Pinheiro, que palestrou no evento, explicou que o Programa Controladoria Ativa, lançado em 2024 pela instituição, tem como objetivo auxiliar as unidades de saúde vinculadas à SES-AM em atividades relacionadas ao desenvolvimento e atuação do Controle Interno, com práticas de promoção de uma cultura íntegra e ética.
Além disso, Kamila Pinheiro destacou a importância do evento realizado pela CGE, uma vez que busca aperfeiçoar a gestão pública com a troca de experiências no Sistema de Controle Interno. “O evento demonstra que estamos no caminho certo, unindo forças, compartilhando boas práticas e reforçando a importância do controle interno como um pilar da boa governança pública. A SES-AM reafirma seu compromisso com esse propósito e segue à disposição para fortalecer essa parceria com a CGE e demais unidades de controle do Estado”, declarou.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva