Quinta, 21 de Novembro de 2024 19:37
69 9379-1212
Senado Federal Senado Federal

Senado celebra 84 anos da ABNT na próxima quinta

O Senado vai celebrar, no próximo dia 28, às 9h, os 84 anos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com uma sessão especial. Fundada com...

21/11/2024 15h08
Por: Redação Fonte: Agência Senado
A Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece padrões em várias áreas, como para os leiautes de teclados - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece padrões em várias áreas, como para os leiautes de teclados - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Senado vai celebrar, no próximo dia 28, às 9h, os 84 anos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com uma sessão especial. Fundada como uma instituição privada e sem fins lucrativos, a ABNT é responsável por padronizar técnicas de produção no Brasil, abrangendo uma vasta gama de setores.

Embora frequentemente associada a trabalhos acadêmicos, a ABNT também também define normas e técnicas para produtos industriais e prestação de serviços, como a construção civil. A sessão foi proposta pelo senador Weverton (PDT-MA).

Ele destacou a importância das atividades da ABNT, como a elaboração de normas e a avaliação de conformidade, para o desenvolvimento tecnológico do país. Weverton ressaltou que as normas da ABNT facilitam a comunicação, protegem o consumidor e garantem a segurança de produtos e serviços.

“As normas elaboradas pela ABNT têm como objetivos principais facilitar a comunicação entre clientes e fornecedores, simplificar procedimentos, proteger o consumidor, garantir a segurança, economizar custos, eliminar barreiras comerciais, organizar o mercado, melhorar a qualidade de produtos e serviços, orientar concorrências públicas e aumentar a produtividade, todos essenciais para o avanço tecnológico e o bem-estar da sociedade brasileira”, justificou o senador em seu requerimento ( RQS 269/2024).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias