Quarta, 27 de Novembro de 2024 07:32
69 9379-1212
Segurança Amazonas

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

A ação é resultado do trabalho das polícias Militar e Civil, além do Programa RecuperaFone...

13/11/2024 16h10
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Arthur Castro / Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), registrou a redução de 51,6% no crime de roubos de aparelhos celulares no mês de outubro em Manaus, na comparação com o mesmo período de 2023. No mês de outubro do ano passado, foram registradas 2.531 ocorrências do tipo, e neste ano, 1.224. A queda é resultado do trabalho integrado entre as polícias Militar e Civil e o programa RecuperaFone.

No último dia 30 de outubro, a SSP fez a entrega de 250 aparelhos celulares com restrição de roubo e furto, de um total de 500 que foram recuperados pelo trabalho do RecuperaFone. O Programa foi lançado, em setembro deste ano, pelo governador Wilson Lima com o objetivo de recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus verdadeiros donos, além de desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente.

“Vamos continuar fazendo operações para desmobilizar lojas que estejam vendendo produtos roubados ou furtados, assim como operações para localizar e buscar telefones que estão sendo usados pelo cidadão, mas que comprou de maneira equivocada. Então, essas ações da Polícia Civil, apoiadas pela Polícia Militar, irão continuar intensamente, pois queremos reduzir cada vez mais esse crime”, disse o secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Arthur Castro / Secom

O RecuperaFone é coordenado pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) com o apoio das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).

Como funciona o RecuperaFone?

Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e obrigatoriamente apresentar o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity).

A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados. O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Arthur Castro / Secom

Quando detecta um IMEI correspondente, o NIRC da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias