Domingo, 24 de Novembro de 2024 19:47
69 9379-1212
Saúde Amazonas

Referência na região, Centro de Tratamento de Queimados do 28 de Agosto atendeu 137 pacientes, de janeiro a setembro

Maioria dos pacientes que busca a unidade apresenta queimaduras por choque elétrico ou contato com gasolina e álcool...

08/11/2024 15h12
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus, atendeu 137 pacientes, de janeiro a setembro de 2024. A secretária de Estado de Saúde (SES), Nayara Maksoud, destaca a estrutura de ponta e profissionais altamente qualificados do CTQ, o que o torna referência no atendimento de queimados na região Norte.

A unidade recebe pacientes da capital, do interior e até de outros estados da região. Em março deste ano, por exemplo, após a queda de um avião no Acre, quatro vítimas foram transferidas para tratamento no CTQ. Nayara Maksoud reforça que a unidade dispõe de completa assistência a esse tipo de ocorrência. “É uma área da qual nos orgulhamos pelos resultados alcançados”, festeja.

De janeiro a setembro de 2024, o CTQ recebeu, principalmente, casos de acidentes por choque elétrico, explosão de gasolina e álcool, além de lesões por óleo ou água quente. Entre os pacientes atendidos recentemente, está o balseiro Alessandro Alves da Silva, que mora no Careiro da Várzea. Ele ficou 23 dias internado no hospital.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

“Além de balseiro, eu também trabalho como eletricista e estava manobrando um transformador, para ajudar a comunidade com a bomba d’água, quando deu um vento forte, balançou a escada e a cinta que eu estava usando encostou na base de ferro. A energia veio toda sobre o meu braço. Foi um acidente grave, mas rapidamente fui transferido para o 28 de Agosto e recebi todos cuidados”, contou.

Alessandro recebeu alta no final do mês de outubro. Segundo ele, o atendimento dos profissionais da unidade foi excelente. “Graças a eles vou recuperar totalmente o meu braço e poder voltar a trabalhar em breve”, completou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias