O trabalhador rural Agostinho Silva Santana, de 30 anos, sofria com dores abdominais devido a uma hérnia umbilical, mas está próximo de recuperar sua qualidade de vida após passar por cirurgia no último sábado, 6, no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro. “Dei entrada recente. Foi rapidinho. Poucos dias depois que eu dei entrada no pedido já me chamaram pra fazer [a cirurgia]. Eu trabalho na zona rural com serviço pesado, aí eu não tava conseguindo mais fazer o serviço, por causa que dói muito, até quando eu ando de moto […] Agora vai ser outra história. Essa cirurgia foi uma bênção”, relatou Agostinho.
Quem também passou por cirurgia no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte foi Iza Caroline, de apenas 4 anos. A mãe, Ângela Maria Nascimento Pereira, 41 anos, conta que é a segunda vez que a filha passa pelo procedimento. “Eu me sinto aliviada, porque eu estava com a preocupação de fazer essa nova retirada do cisto que nasceu pela segunda vez. Mas se Deus quiser vai dar certo, não vai ser mais preciso refazer. Esse programa [Opera Acre] é muito importante pra população”, avalia a mãe.
Assim como Agostinho e Iza, ao todo, cerca de 40 pacientes foram operados em cirurgias gerais e de vasectomia em Plácido de Castro no mutirão deste fim de semana, atendendo não apenas moradores locais, como de municípios vizinhos, a exemplo de Acrelândia e Capixaba. O Opera Acre demonstra o compromisso da gestão atual com a saúde pública. O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, reforça a importância do programa.
“O Opera Acre é uma das ações que mais impactam as vidas dos cidadãos e isso nos orgulha muito, porque é um compromisso do governador Gladson Cameli que está sendo realizado rigorosamente não só em Plácido de Castro, como também em outros municípios, simplificando a vida do cidadão que não precisa mais ir até Rio Branco pra fazer cirurgias”, reforça Pedro Pascoal, que acompanhou pessoalmente o mutirão de cirurgias em Plácido de Castro no último fim de semana.
A chefe de regulação de cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento, acrescenta que neste fim de semana, as cirurgias ocorreram simultaneamente também em Brasileia e Cruzeiro do Sul.
“O Opera Acre começou em março neste ano e estamos cumprindo uma programação mensal operando todos os sábados do mês, em Cruzeiro do Sul, com cirurgias ginecológicas, histerectomia, curetagem e laqueaduras. Então, é um mapa de dez pacientes com cirurgias mistas. Em Senador Guiomard, nós estamos operando de segunda a sábado em várias especialidades. São cerca de 70 pacientes mensais. Já em Brasileia, somente neste fim de semana foram 40 pacientes beneficiados em um mutirão de laqueaduras”, reforça Shirley.
Somadas todas as especialidades, oOpera Acrerealizou ao todo 11.938 cirurgias. Neste ano, somente para o mês de abril, 300 procedimentos são estimados.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas