O certificado “Top Performer” é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o Brasil que apresentaram alta eficiência no ano anterior, de acordo com as matrizes de eficiência.
“Nos últimos anos, temos ampliado a implementação de protocolos de segurança do paciente nas UTIs adulto e infantil da FCecon, avaliando e monitorando o progresso dessas ações. É um grande resultado do trabalho que está sendo desenvolvido”, destacou o diretor-presidente da fundação, Gerson Mourão.
O certificado “Top Performer” é uma iniciativa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e busca colher dados do perfil epidemiológico das UTIs no Brasil, premiando as que demonstraram excelência em desempenho e qualidade no atendimento a pacientes críticos.
Para o médico intensivista César Flores, responsável pela coordenação da UTI em 2023, ano da avaliação da Amib, o reconhecimento mostra a assistência de excelência da FCecon aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos.
“Este reconhecimento é um sinal de que estamos trabalhando no caminho certo, realizando melhorias fundamentalmente na parte organizacional, apesar de existirem limitações, e que há muito caminho a percorrer, sendo a multidisciplinaridade a abordagem mais adequada. Ficamos orgulhosos e satisfeitos do trabalho da equipe como um todo”, disse César Flores.
Melhorias
A UTI adulto da FCecon participou, de 2021 a 2023, do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde. Neste período, recebeu orientações de profissionais do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, enviando relatórios mensais de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e de adesão de higienização das mãos.
“Atingimos praticamente todas as metas, reduzindo as Iras e aumentando a adesão de higiene das mãos. Isso significa redução em gastos hospitalares com as Iras e fruto de muita dedicação e compromisso de toda a equipe da UTI”, afirma a gestora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Marielle Martins.
Entre junho de 2022 e dezembro de 2023, a Fundação registrou apenas um caso de infecção do trato urinário.
Alta conformidade
Desde 2019, a Fundação Cecon também é avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com alta conformidade na segurança do paciente, graças à implementação de protocolos de adesão à higienização das mãos, prevenção de infecções hospitalares, protocolos de prevenção a quedas, cirurgia segura, dentre outros.
O trabalho é coordenado pelo NSP e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os setores realizam o acompanhamento e treinamento das equipes assistenciais, como UTI adulto e infantil e enfermarias.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsas