Quinta, 21 de Novembro de 2024 17:47
69 9379-1212
Educação Afinidades temáticas

Escola Esther Maia empodera alunos com Clubes de Protagonismo Juvenil

A Escola Integral Ester Maia de Oliveira, situada na Cidade do Povo, em Rio Branco, proporcionou um momento de destaque ao apresentar seus 11 Clube...

26/03/2024 18h25
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Escola Integral Ester Maia de Oliveira, situada na Cidade do Povo, em Rio Branco, proporcionou um momento de destaque ao apresentar seus 11 Clubes de Protagonismo Juvenil, na manhã desta terça-feira, 26. O objetivo principal era fortalecer esses clubes com compartilhamento de afinidades temáticas.

Escola Ester Maia apresenta os 11 Clubes de Protagonismo Juvenil. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Escola Ester Maia apresenta os 11 Clubes de Protagonismo Juvenil. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Cada clube temático teve a oportunidade de expor suas atividades, oferecendo aos estudantes a chance de se identificarem com propostas que ressoassem com seus interesses, podendo assim inscrever-se e participar ativamente. O acompanhamento dos inscritos será cauteloso, incluindo lista de presença e planejamento de atividades, proporcionando uma experiência que se assemelha à dinâmica de sala de aula.

Composto por um presidente, um vice-presidente e um secretário, cada clube terá sua equipe responsável por coordenar as atividades durante os intervalos ou após o horário regular de aula, oferecendo aos alunos um espaço de autonomia e protagonismo. Os professores atuam como supervisores, garantindo uma supervisão discreta à distância.

Cada clube temático teve a oportunidade de expor suas atividades. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Cada clube temático teve a oportunidade de expor suas atividades. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As propostas dos clubes abrangem uma variedade de interesses, desde esportes como vôlei e basquete, até atividades artísticas como pintura e desenho, sem esquecer de áreas como leitura, games e maquiagem.

O professor Edilson Santana destaca o sucesso do modelo integral, ressaltando o constante aprimoramento e aprendizado tanto para os alunos quanto para os professores. Ele enfatiza que o clube de protagonismo representa a máxima autonomia do aluno, promovendo um ambiente onde eles são os verdadeiros protagonistas de suas ações.

Os professores Edilson Santana, Kedyla Campos e Cirineide Diogenes ministram a disciplina de protagonismo, que introduz uma dinâmica inovadora na sala de aula, onde os alunos assumem o papel de idealizadores e realizadores das atividades. Os alunos lideram todo o processo, desde a concepção até a realização das atividades.

Alunos têm um espaço de autonomia e protagonismo nas escolas integrais. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Alunos têm um espaço de autonomia e protagonismo nas escolas integrais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Kedyla Campos destaca a importância da liderança dos alunos na organização dos clubes, enfatizando que a autonomia proporciona aos alunos a oportunidade de escolherem os clubes com os quais mais se identificam.

Para a estudante Maria Isabela Araújo, as atividades de protagonismo, especialmente os clubes, têm sido uma fonte valiosa de desenvolvimento de habilidades e socialização. Ela destaca a importância de poder compartilhar interesses com outros alunos e demonstrar suas habilidades por meio dos temas dos clubes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias