Quinta, 28 de Novembro de 2024 09:58
69 9379-1212
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Projeto permite cobrar honorário em decisão de mandado de segurança

A proposta será analisada pela Câmara dos Deputados

22/03/2024 11h27
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 296/24 permite a cobrança de honorários quando houver sentença judicial em mandado de segurança individual. Atualmente, a Lei do Mandado de Segurança proíbe o pagamento de honorários em processos deste tipo.

Segundo o deputado Marangoni (União-SP), autor da proposta, a mudança visa esclarecer que a proibição de pagar honorários se aplica somente durante a fase em que as partes estão apresentando provas e argumentos, e não após o juiz ter emitido sua decisão.

Nesse segundo caso, explicou Marangoni, vale a regra do Código de Processo Civil (CPC) que autoriza a cobrança de honorários na fase de cumprimento da sentença, mesmo em pedidos de mandado de segurança.

“É papel do legislador melhorar o texto para deixar patente a possibilidade de fixação de honorários em cumprimento de sentença proferida em mandado de segurança individual”, disse.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, segue direto para o Senado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias