Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (20), o senador Irajá (PSD-TO) voltou a lamentar a situação da saúde em Tocantins. Segundo o parlamentar, “pessoas estão morrendo à espera de atendimento nos hospitais do estado”.
O senador recordou um episódio ocorrido no ano passado, no qual uma mulher morreu enquanto aguardava por um leito no Hospital Geral de Palmas (HGP).
— Assim como a "doutora" Aurilene, mais de 40 pessoas morreram à espera de atendimento no nosso estado até aquela data. Para completar, os escândalos da saúde no Governo Wanderlei Barbosa viraram uma rotina. Já foram três operações da Polícia Federal — informou.
O senador ressaltou que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou graves irregularidades em um contrato milionário, cujos recursos federais foram destinados à operacionalização de leitos de UTI no estado. Os achados do TCU apontaram falhas recorrentes na prestação do serviço:
— [O TCU] encontrou irregularidades na execução, na fiscalização e nos pagamentos desse contrato de mais de R$ 31 milhões para a prestação de serviços de gerenciamento e operacionalização de 190 leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal. Agora, o tribunal vai apurar as condutas do fiscal, do gestor do contrato e também do ex-Secretário de Saúde do governador Wanderlei Barbosa.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuva