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Sistema Público de Comunicação do Acre se destaca na cobertura do maior desastre ambiental do estado

Os meses de fevereiro e março de 2024 ficarão marcados na história do Acre com o registro do maior desastre ambiental já ocorrido no estado.  As in...

17/03/2024 09h36
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Os meses de fevereiro e março de 2024 ficarão marcados na história do Acre com o registro do maior desastre ambiental já ocorrido no estado.  As inundações simultâneas de rios e igarapés em 19 dos 22 municípios atingiram cerca de 120 mil pessoas nas áreas urbana, rural e povos indígenas.

Para dar uma resposta rápida e atender as demandas emergenciais dos municípios afetados, o governo do Acre, encaminhou representantes do Estado para coordenar as ações e colocar à disposição a estrutura estatal  a fim de atender a população desses municípios.

Mais de 120 mil pessoas foram atingidas em todo o estado. Foto: Pedro Devani/Secom
Mais de 120 mil pessoas foram atingidas em todo o estado. Foto: Pedro Devani/Secom

Com o objetivo de informar ao Acre, Brasil e mundo, sobre a situação das cheias dos rios em todo o Estado, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) enviou equipes aos municípios mais afetados, para acompanhar de perto as ações desenvolvidas pelos coordenadores, sendo a principal fonte de informação, com transparência e celeridade na divulgação das informações.

Registro do fotojornalista da Secom Marcos Vicentti. Foto: Andreia Nobre/Secom
Registro do fotojornalista da Secom Marcos Vicentti. Foto: Andreia Nobre/Secom

Segundo a secretária de comunicação Nayara Lessa, diariamente, cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos na cobertura das cheias, com equipes em Rio Branco, Brasileia, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Xapuri, Santa Rosa, Jordão, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul, além das equipes de comunicação dos setoriais de diversos órgãos e secretarias do governo.

“Todo esse trabalho só foi possível graças a união e ao grande número de profissionais que aturam na divulgação de informações rápidas e precisas com a produção do trabalho jornalístico sobre a situação das cheias”, declarou Nayara Lessa.

Secretária de Comunicação Nayara Lessa coordenou a comunicação pública durante a catástrofe. Foto: Pedro Devani/Secom
Secretária de Comunicação Nayara Lessa coordenou a comunicação pública durante a catástrofe. Foto: Pedro Devani/Secom

De acordo com o editor-chefe da Agência de Notícias do Acre, Elenilson Oliveira, foram produzidas 203 matérias jornalísticas até o dia 14 de março.  O trabalho envolveu repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que atuaram na produção de fotos, imagens e material jornalístico veiculados no portal oficial de notícias do governo e amplamente divulgados à imprensa e comunidade.

Elenilson informou que a Secom subsidiou a produção dos profissionais que buscaram divulgar as ações do governo do Acre. Foto: Anderson Oliveira/Segov
Elenilson informou que a Secom subsidiou a produção dos profissionais que buscaram divulgar as ações do governo do Acre. Foto: Anderson Oliveira/Segov

“Vale destacar que os produtos da Agência de Notícias são replicados em outras mídias, dentro e fora do estado do Acre, tais como redes sociais, rádios públicas e privadas, emissoras de televisão e sites, o que potencializa os efeitos da comunicação institucional realizada ao longo do período de enchente no Acre, além do suporte à imprensa com a disponibilidade de informações, contatos, imagens e fotografias”, informou Elenilson.

Para a repórter da Secom, Tácita Muniz, que esteve em um mesmo dia, visitando quatro municípios: Santa Rosa, Jordão, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, a experiência vivida foi além do profissional, mas também pessoal, como reflexão e aprendizado.

Equipe da Secom fazendo a cobertura da visita do governador Gladson Cameli ao município de Santa Rosa. Foto: Cedida
Equipe da Secom fazendo a cobertura da visita do governador Gladson Cameli ao município de Santa Rosa. Foto: Cedida

“Acredito que a comunicação, em grandes coberturas como essa, tem dois papéis importantes: a de dar transparência ao que de fato está ocorrendo e o que está sendo feito, mas, acima de tudo, humanizar os números. Quando se fala em grandes desastres, impactos, a gente precisa entender que há histórias de tudo e, cabe a nós, como jornalistas, contá-las e relatar como as ações impactam efetivamente na vida dessas pessoas. Sempre digo que é uma responsabilidade grande, mas essencial para que as pessoas entendam o real cenário. Fora isso, testemunhei mais uma vez uma onda de solidariedade e o esforço de muita gente para que tudo desse certo”, declarou.

Redes Sociais

As redes sociais institucionais possuem um papel de informar, ouvir e atender a sociedade em momentos de crise. Com cerca de 170 mil seguidores e alcance diário de mais de meio milhão de pessoas, o digital teve um papel estratégico no período das cheias.

As redes do governo do Acre tiveram um alcance inimaginável durante os dias de cheia e pós-cheia dos rios no Acre. Segundo dados do setor de Marketing e Inovação da Secom, foram produzidos 218 cards, 70 reels e 130 stories, além de 32 vídeos publicitários, alcançando 3 milhões de contas  em todas as plataformas digitais do governo.

“Passamos por um momento desafiador, produzir conteúdos de valor, que incentivasse a solidariedade e mostrasse a realidade em tempo real. Além de postar, também tínhamos que responder e interagir com seguidores em situações críticas. Graças a uma rede de apoio do Juntos pelo Acre, foi possível dar encaminhamento a todos os pedidos. A cada atendimento era um sentimento gratificante, de fazer parte de tudo isso”, declarou a chefe de Departamento de Marketing e Inovação, Verônica Pimentel.

Equipe da Secom na cobertura da visita ministerial à cidade de Brasileia, interior do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom
Equipe da Secom na cobertura da visita ministerial à cidade de Brasileia, interior do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

O diretor de Publicidade e Marketing da Secom, Jefson Dourado, ressaltou que o trabalho dos profissionais repercutiu nos veículos de comunicação locais, nacional e internacional.

“As imagens captadas pelos nossos cinegrafistas, fotógrafos, social medias, produtores, repórteres, editores e os vídeos publicados nas redes sociais do governo do Acre foram fundamentais para demonstrar a dimensão da enchente que causou transtornos e prejuízos a milhares de acreanos. Conseguimos chegar aos 19 municípios em situação de emergência. Estamos muito orgulhosos do envolvimento, da qualidade e do talento de toda equipe”, disse Jefson Dourado, diretor de Publicidade e Marketing da Secom.

 

Radiodifusão

Nas rádios públicas a comunicação também foi constante e eficiente, a informação foi propagada tanto na cidade, quanto nas comunidades mais isoladas, por meio das rádios Difusora e Aldeia. O diretor da Rádio Aldeia FM em Brasileia, Leo Costa, passou pela experiência de ter a sede da rádio atingida pela cheia do Rio Acre, na maior alagação já registrada no município.

Imagens da Rádio Aldeia FM de Brasileia. Foto: Leo Costa/Secom
Imagens da Rádio Aldeia FM de Brasileia. Foto: Leo Costa/Secom

“Todos os dias, a gente relatava o nível das águas, conforme a Defesa Civil nos repassava. Também comecei a ir aos principais pontos. Desta forma, nesse serviço, a gente pontuou os locais mais críticos aqui do município de Brasileia. Estivemos junto ao Governador Gladson Cameli, acompanhando as três visitas dele ao nosso município. Entrevistamos também os ministros Waldez Góes e a ministra Marina Silva, durante a visita aqui. Nosso trabalho foi extremamente importante porque a maioria das pessoas estavam nos acompanhando através da nossa rádio e redes sociais”, declarou.

Diretor da Rádio Aldeia em Brasileia, Leo Costa, trabalhou de forma intensa durante a cheia no município. Foto: Cedida
Diretor da Rádio Aldeia em Brasileia, Leo Costa, trabalhou de forma intensa durante a cheia no município. Foto: Cedida

Solidariedade

No período de vazante dos rios, servidores da Secom se uniram em solidariedade e fizeram a doação de cestas básicas e roupas à campanha Juntos Pelo Acre, para atender famílias atingidas em todo o Estado.

Foram arrecadados cestas básicas e roupas entre os servidores. Foto: Marcos Vicentti/Secom
Foram arrecadados cestas básicas e roupas entre os servidores. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O coordenador da Rádio Aldeia FM de Cruzeiro do Sul, Erisney Mesquita, disse que todos os servidores do núcleo da Secom no município abraçaram a causa. “Em um universo de 22 servidores, conseguimos arrecadar 16 cestas básicas, além das peças de roupas. Todo mundo entendeu a sensibilidade do momento, de ajudar as pessoas, não só de Cruzeiro do Sul, mais também outras famílias afetadas em todo o estado do Acre”, declarou.

Retrato das cheias

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