O deputado Paulo Litro (PSD-PR) foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira (13) presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Também foram eleitos os deputados Diego Coronel (PSD-BA), 1º vice-presidente; Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI), 2º vice-presidente; e Saullo Vianna (União-AM), 3º vice-presidente.
Paulo Litro lembrou que o setor de turismo representa atualmente 8% do PIB brasileiro, gerando mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas.
“Em 2023, tivemos 6 milhões de turistas estrangeiros, praticamente o mesmo volume do período pré-pandemia, o que é ainda baixo se comparado a México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de turistas por ano”, destacou.
Ele disse ainda que acompanha de perto as negociações sobre o projeto de lei que deverá limitar o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para socorrer os setores de turismo e eventos.
"Estamos acompanhando de perto a situação e aguardando o projeto ser encaminhado pelo ministro [Fernando] Haddad. Entendemos que o setor de eventos foi muito prejudicado, o primeiro a parar e o último a retornar, então entendemos a necessidade de prorrogar os benefícios para esse setor."
Por fim, defendeu o potencial turismo como porta de entrada para o primeiro emprego. “Muitas vezes o jovem que está se formando e buscando o primeiro emprego tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o turismo é uma oportunidade”, observou.
Ele substitui no cargo o deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB).
Perfil
Em seu primeiro mandato na Câmara, Litro é um dos vice-líderes do maior bloco da Casa (que reúne MDB, PSD, Republicanos e PODE). Ele foi por dois mandatos consecutivos deputado estadual no Paraná (2015 e 2019).
Atuou como assessor do Núcleo Jurídico Administrativo da Casa Civil do Governo do Paraná de 2012 até ser eleito deputado estadual.
O que faz a comissão
Entre outros temas, a Comissão de Turismo debate e vota propostas relacionadas a política e sistema nacional de turismo; exploração das atividades e dos serviços turísticos; e parcerias entre entidades públicas e não governamentais que atuem na formação de política de turismo.
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