O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), por meio da presidente Alana Albuquerque, participa durante esta semana da Assembleia Geral da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e da 33ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor com os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), em Salvador/BA.
O primeiro encontro do ano realizado a partir desta quinta-feira, 7, com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) promove a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes e debates a respeito de temas importantes na proteção ao consumidor. O evento conta com seis painéis, que abordarão os seguintes temas: “O racismo nas relações de consumo”, “Atuação do SNDC junto às concessionárias de energia”, “Proteção das mulheres nas relações de consumo”, “Superendividamento nas relações de consumo” e “Lançamento do Renegocia! 2ª edição”.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, agradeceu e parabenizou a equipe da Senacon e a ProconsBrasil pelos encontros nacionais realizados.
“Todos foram de suma importância pela relevância dos assuntos abordados, considerando os problemas emergentes de enfrentamento ao racismo, de gênero, nas prestações de serviços de energia elétrica, e das mulheres nas relações de consumo, superendividamento, da 2ª edição do renegocia, entres outros assuntos relevantes debatidos. Na oportunidade, falamos sobre a grave situação das enchentes que o Estado do Acre vivencia neste momento, com ratificação de pedido de apoio do governo federal para famílias que foram afetadas”, enfatizou.
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, destacou a relevância dos temas abordados no encontro e afirmou que “não são pautas abstratas, são pautas galgadas na realidade brasileira”, explica.
Zilton Netto, diretor-geral do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon) de Salvador, ressaltou que o evento reforça a importância dos Procons e seus representantes, tanto das capitais, quanto do interior.
“Todos nós temos uma importância gigantesca na vida das pessoas. Todos somos consumidores, porém em especial, exercemos uma função que é representar os consumidores, defender os seus direitos”, salienta.
Participam os procons estaduais, procons municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis de defesa do consumidor. O evento encerra nessa sexta-feira, 8.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 35°
Tempo nublado