O governo do Acre, por meio da Casa Civil e da Secretaria de Planejamento (Seplan), promoveu nesta segunda-feira, 19, o segundo encontro para apresentação dos resultados da avaliação da gestão de 2023, bem como das metas para 2024.
Sobre a importância do encontro, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou: “A união entre os setores e instituições fortalece as ações e resultados de governo. E essas grandes áreas formam o governo Gladson Cameli”.
Sobre as metas e avanços alcançados, o chefe da Casa Civil, Jhonatan Donadoni, relembrou as grandes obras que estão sendo executadas pelo governo do Estado. E a importância “de seguir e executar o plano de governo desenvolvido pela gestão”.
A avaliação faz parte das ações para estabelecer as metas e melhorias necessárias para aprimorar a gestão.
Agrupadas em eixos afins, as apresentações foram realizadas pelas secretarias de Agricultura (Seagri), Meio Ambiente (Sema), Políticas Indígenas (Sepi), Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Turismo e Empreendedorismo (Sete), Administração (Sead) e Comunicação (Secom); pelos institutos de Meio Ambiente (Imac), de Mudanças Climáticas (IMC) e de Defesa Agropecuária (Idaf); pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre); bem como pelas fundações de Tecnologia (Funtac) e de Amparo à Pesquisa (Fapac), pela Agência de Negócios do Acre (Anac), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Acre Previdência, a Junta Comercial do Acre (Juceac) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac).
No eixo de apresentação relacionado ao meio ambiente, foram elencados os avanços no setor, graças ao trabalho de cooperação entre as secretarias e instituições parceiras. Entre eles, a regularização fundiária rural e urbana e o projeto Igreja Legal, realizado pelo Iteracre.
Os programas de crédito de carbono, a redução do desmatamento e queimadas, a redução dos ilícitos ambientais, a criação do Sistema de Controle Ambiental, o mutirão de regularização ambiental e os cadastros ambientais, além de diversos projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e a preservação, vêm sendo desenvolvidos pelo Imac, Sema e IMC.
Na produção, o aumento nas exportações alcançou mais de U$ 18 milhões em 2023. Os avanços tecnológicos, investimentos e o fortalecimento do apoio aos produtores rurais, a expansão da produção agrícola e o aumento das exportações para diversos países são frutos do trabalho que vem sendo desenvolvido e apoiado pela Seagri, Cageacre e Emater.
Foi destacada a criação da Secretaria de Povos Indígenas, a realização do primeiro Fórum Indígena sobre Mudanças Climáticas, o apoio aos festivais indígenas em todo o estado, o avanço das políticas públicas e as parcerias e o protagonismo nacional e internacional que o Estado do Acre vem alcançando por meio do trabalho das instituições voltadas à preservação e desenvolvimento sustentável do meio ambiente.
Na área do turismo foi elencada a visibilidade do destino Acre no mercado nacional, o fortalecimento do etnoturismo e do turismo de base comunitária (TBC), com destaque para a região do Juruá, resultando, entre outros benefícios, na melhoria do senso de pertencimento das comunidades que atuam no setor. Foi apontado também o apoio às feiras, exposições e festivais regionais, nacionais e internacionais.
O empreendedorismo foi evidenciado, com a apresentação dos produtos acreanos em feiras locais e nacionais, além da capacitação profissional no setor, que vem beneficiando as comunidades.
Já no âmbito da indústria, foi pontuado o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a geração de emprego, o desenvolvimento do setor privado, a qualificação profissional, o Programa de Compras Governamentais, o Programa de Incentivos Fiscais, a implantação de agroindústrias, a regularização fundiária dos polos moveleiros e o apoio ao desenvolvimento empresarial.
Na área de tecnologia, ressaltou-se a melhoria dos serviços digitais, os investimentos em pesquisa, capacitação e apoio técnico.
E na área de educação voltada à pesquisa e ao desenvolvimento, a Fapac pontuou diversos projetos que estão sendo viabilizados para o Acre, que deverão trazer muitos recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos.
No eixo de gestão, a PGE, a Sead, a Secom, o Acre Previdência, a Junta Comercial e a Ageac apresentaram seus trabalhos e resultados.
A PGE destacou o seu trabalho de viabilidade e apoio às instituições de governo.
No âmbito da administração pública, foram apresentados os serviços desenvolvidos pela Sead e também o trabalho de padronização dos setores de Recursos Humanos. Também salientou-se as ações como o pagamento em dia dos servidores, a posse de novos servidores, premiações, capacitações, viabilidade dos processos administrativos, serviços públicos, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA) em diversos municípios, o aumento na oferta de serviços digitais e as ações voltadas aos servidores e compromisso com a gestão.
A Secom listou os trabalhos desenvolvidos em jornalismo, com 63 mil matérias publicadas; em marketing e publicidade, com mais de quatro mil cards divulgados, 156 identidades visuais (criação e rebrand de marcas de secretarias, autarquias e eventos de governo); o podcast GovCast, com 53 transmissões, nas rádios públicas Aldeia e Difusora, que alcançam 738 comunidades isoladas no estado. A Comunicação também atuou no trabalho de padronização e unificação das redes sociais, no treinamento de profissionais, em investimentos e reformas nas rádios públicas e veículos de comunicação, finalizando o período com a realização do primeiro Prêmio de Comunicação do Governo do Acre.
A Previdência estadual destacou a celeridade da gestão de Gladson Cameli no processo de aposentadoria dos servidores estaduais, graças aos investimentos no setor de tecnologia.
Na área do comércio, a redução no tempo de espera para a entrega dos serviços de atendimento aos empresários, o aumento nos registros de novas empresas e a implementação da viabilidade automática em 15 municípios foram alguns dos resultados apresentados pela Juceac.
Por fim , a Agência Reguladora apresentou a redução dos gastos de energia nos órgãos públicos, os serviços de saneamento e de fiscalização dos transportes e serviços intermunicipais.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva