O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, inaugurado em março de 2023 pela Prefeitura de Ji-Paraná, registrou em 11 meses de funcionamento mais de 22 mil exames médicos. Tomografia e raio X foram as maiores demandas, com 18,6 mil atendimentos. Referência no estado de Rondônia, o CDI, possibilita aos pacientes detectar problemas de saúde antes mesmo deles se manifestarem.
Com emprego de tecnologia de ponta, os exames de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas (TC) e ressonâncias magnéticas (RM), revelam detalhes ocultos, permitindo diagnósticos precoces e intervenções oportunas.
“Um Centro de Diagnóstico por Imagem desempenha um papel fundamental no campo da medicina moderna, oferecendo uma variedade de benefícios que vão desde a detecção precoce de doenças até o monitoramento do tratamento. A importância desse centro é inegável, pois tornou-se essencial para a prática médica contemporânea”, disse Isaú Fonseca, prefeito de Ji-Paraná.
O CDI de Ji-Paraná, é referência no Norte do Brasil, e ampliou o atendimento para outros municípios. “Tudo o que prometemos à nossa população, estamos entregando. No nosso Centro de Diagnóstico por Imagem, a detecção precoce salva vidas. Ao identificar condições médicas em estágios iniciais, abrimos portas para tratamentos mais eficazes e resultados mais positivos. O CDI não é apenas um local de exames, é um local de esperança, onde a prevenção e a cura se encontram”, destacou
O prefeito Isaú Fonseca ressaltou ainda, o compromisso da gestão em promover políticas públicas a famílias, que não dispõe de condições financeiras para realizar exames de imagem e cuidar da saúde. “Alguns exames custam até R$ 3 mil na iniciativa privada. Aqui no CDI, as famílias não gastam nenhum centavo. Isso é muito mais que justiça social, principalmente com aqueles que durante anos, viveram à margem do desconforto. Nosso atendimento é de excelência visando sempre o bem estar da população”, detalhou
Para o diretor do CDI e especialista em imaginologia, Alcyr Lisboa, o Centro não é apenas para detectar problemas, é também ferramenta para monitorar e guiar cada passo do tratamento. “ Com nossos exames de acompanhamento, podemos avaliar a eficácia das terapias, ajustar estratégias conforme necessário e garantir que o paciente esteja sempre um passo à frente na sua jornada de saúde”, detalhou
“E o melhor de tudo? Nosso compromisso com o conforto e a conveniência. Nossas instalações são projetadas para tornar sua experiência de exame o mais tranquila e confortável possível. Equipes dedicadas de profissionais especializados estão prontos para recebê-lo, fornecendo suporte e orientação em cada etapa do processo”, avaliou Alcyr Lisboa.
Outra boa notícia foi a redução da fila de espera, e ampliação do atendimento para pacientes de outras cidades. Em quase um ano de operação, registramos mais de 13.475 procedimentos de raio X, 5.145 tomografias, 35 mamografias, 956 de ressonâncias e 2.925 de ultrassonografias.
Em 2023 e no início de 2024, registramos 22.536 procedimentos, sendo em março 2.863, abril 1.197, maio 1.528, junho 1.464, julho 1.581, agosto 1.222, setembro 1.238, outubro 1.377, novembro 1.597 e dezembro 2.550. Em janeiro de 2024, foram 2.994 procedimentos.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva