Segunda, 25 de Novembro de 2024 18:31
69 9379-1212
Geral Fiscalização

Procon realiza Operação Volta às Aulas na capital e interior do Acre

Para garantir que os estabelecimentos comerciais e instituições de ensino estejam de acordo com as normas consumeristas, o Instituto de Proteção e ...

12/01/2024 15h56
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Para garantir que os estabelecimentos comerciais e instituições de ensino estejam de acordo com as normas consumeristas, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) deu início, este mês, na capital e no interior do estado, à Operação Volta às Aulas, que se estende até o dia 9 de fevereiro.

Operação Volta às aulas visa garantir a equidade nas relações de consumo. Foto: Ascom/Procon
Operação Volta às aulas visa garantir a equidade nas relações de consumo. Foto: Ascom/Procon

O procedimento já faz parte do calendário anual de ações do Procon, que nesta época intensifica as fiscalizações em papelarias e escolas particulares, para orientar fornecedores e consumidores sobre a legislação vigente e coibir práticas abusivas contra o consumidor. 

Na primeira fase da operação, as equipes de fiscalização do Procon estão notificando lojas que comercializam material escolar, verificando a precificação dos produtos, a exposição do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento, a clareza sobre as formas de pagamento, a política de troca na empresa e a legalidade dos aumentos nos preços dos produtos, entre outras ações. 

Ação é efetuada em duas frentes, visitando lojas e escolas particulares. Foto: Ascom/Procon
Ação é efetuada em duas frentes, visitando lojas e escolas particulares. Foto: Ascom/Procon

Na segunda fase, os técnicos irão notificar as escolas sobre as principais legislações consumeristas e o material escolar que pode ser exigido.Após a conclusão da operação, um balanço deve ser apresentado à população.

A cliente Simone Veloso destaca que costuma analisar se a lista de materiais solicitados pela escola está de acordo com o que é permitido.“Tenho esse cuidado, mas, pelo que a escola pediu, não é uma escola abusiva, realmente é o que vai precisar”, relata.

O gerente de uma das papelarias visitadas pelo Procon, Richard Miranda, afirma que a fiscalização do Procon traz mais segurança aos consumidores:“Nos sentimos protegidos, resguardados para passar uma transparência para o nosso consumidor final, pois os órgãos competentes estão trabalhando pra que essa credibilidade seja passada de forma tranquila”.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, salienta a importância da ação, que visa harmonizar as relações de consumo e garantir o cumprimento das leis consumeristas na volta às aulas.

“Por meio dessa operação, estamos realizando publicidade, tanto por meio de campanhas educativas como por ações fiscalizatórias pra levar esse conhecimento geral sobre o que não é permitido pela legislação e resguardar a população de quaisquer práticas abusivas” afirma.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias