O sistema Hidro-Telemetria voltou a ficar disponível para os(as) usuários(as) pelo link https://www.snirh.gov.br/hidrotelemetria/gerarGrafico.aspx . O sistema disponibiliza os dados hidrometeorológicos do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) transmitidos em tempo quase real.
A aplicação estava fora do ar em virtude do ataque cibernético verificado na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em 27 de setembro. Os sistemas da instituição ficaram temporariamente indisponíveis como medida de precaução e estão sendo retomados gradativamente. Confira a lista dos sistemas da ANA que já estão disponíveis para utilização .
O acesso ao Hidro-Telemetria já permite a visualização de gráficos e a extração de dados telemétricos – que são aqueles enviados pelas estações automáticas periodicamente –, no entanto, ainda não é possível exibir o mapa da aplicação.
A ANA também disponibilizou as séries históricas de dados de níveis e vazões médias diárias de estações fluviométricas (que medem rios) da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) até 25 de setembro deste ano por meio de um painel de dados, que pode ser acessado temporariamente em página da RHN . Mesmo com o retorno do sistema Hidro-Telemetria, a Agência manterá on-line o painel de dados das estações automáticas e convencionais.
Em caso de dúvidas sobre os dados disponibilizados, os(as) usuários(as) podem entrar em contato com a ANA pelo e-mail para hidro@ana.gov.br ou pelo telefone (61) 2109-5242.
A Rede Hidrometeorológica Nacional
A ANA coordena as atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) conforme estabelecido pela Lei nº 9.984/2000. A Agência possui uma rede de monitoramento de níveis e vazões de rios e de chuvas em todo o Brasil. São quase 4,8 mil estações de monitoramento, sendo 1.960 estações fluviométricas (medem níveis e/ou vazões de rios) e 2.840 estações pluviométricas (medem chuvas).
A RHN visa a prover informações de boa qualidade, para atender aos diversos estudos e projetos na área de recursos hídricos, sendo fundamentais em análises relacionadas a aproveitamentos hidrelétricos, à gestão dos recursos hídricos, ao planejamento e manejo integrados de bacias hidrográficas, saneamento básico, abastecimento público e industrial, navegação, irrigação, pecuária, previsão hidrológica, dentre outros estudos de grande importância científica e socioeconômica, bem como de impacto ambiental. Os dados registrados fornecem subsídios à efetiva implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/1997.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas