Estão abertas as inscrições para a sociedade civil participar da 6ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (CDSAN). Neste ano, as inscrições foram divididas em duas modalidades. O cidadão poderá se inscrever, normalmente, como integrante da sociedade civil ou participar da conferência nas vagas destinadas para as cotas. Os dois formulários estão disponíveis no site da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
Para as inscrições da sociedade civil, o formulário a ser preenchido é o deste link . Já as pessoas interessadas em participar pelo sistema de cotas deverão se encaixar nos critérios de raça, etnia, povos e comunidades tradicionais, identidade de gênero e identidades afetivo-sexuais, status migratório, pessoas com deficiência e população em situação de rua. A informação é autodeclaratória. Os critérios foram estabelecidos pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF), responsável pelo evento. Neste caso, a inscrição deve ser realizada neste link .
Com o temaErradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade, a Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional é o espaço para a população e associações da sociedade civil que atuam na área avaliarem e proporem medidas para aprimorar a política atual. O encontro está marcado para 25 e 26 de outubro, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada na Avenida L3 norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro (UnB), Asa Norte, das 8h às 18h.
“O Consea-DF espera que haja uma grande participação social com diversidade de sujeitos, a partir de suas comunidades, coletivos, organizações. É um momento ímpar onde discutiremos questões relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e apresentaremos proposições fundamentais para um novo ciclo de políticas públicas de SAN”, destaca a secretária-executiva do Consea-DF, Lidiane Pires.
Como fazer as inscrições
A 6ª CDSAN terá três os eixos temáticos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança – alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social. As discussões dos eixos serão realizadas, em um único momento, por meio de debate em grupos de trabalho.
Para fazer a inscrição, o cidadão precisa fornecer dados pessoais, a região administrativa onde mora, indicar se é ou não representante de entidades da sociedade civil organizada (associações comunitárias, centrais sindicais, coletivos, confederações, federações, fóruns, movimentos sociais, ONGs, sindicatos e redes), e informar os eixos que gostaria de participar da discussão. Caso seja de interesse, ele também já pode enviar documento para participar da eleição de delegado na conferência.
O evento distrital precede a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, agendada para dezembro. As propostas aprovadas na conferência distrital serão levadas para avaliação e debate no encontro nacional e poderão ser incluídas no Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Este é o momento de a população acompanhar, sugerir, participar efetivamente da construção da política de segurança alimentar e nutricional e do Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. Reforço que políticas importantes foram implementadas após os debates nas conferências. É o momento de unir esforços para fortalecer a democracia e o controle social”, reitera a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Consea-DF
Vinculado à Sedes, o Consea-DF é composto por 36 conselheiros titulares e suplentes, entre representantes de entidades da sociedade civil e de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). São os integrantes da sociedade civil que representam a população para acompanhar a política atual e propor ao governo ações viáveis. O conselho é intersetorial e diversificado.
*Com informações da Sedes-DF
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsas