Quarta, 27 de Novembro de 2024 20:37
69 9379-1212
Geral Geral

ANA retoma sistemas gradualmente após ataque cibernético

Após o ataque cibernético verificado em 27 de setembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) decidiu cortar a comunicação da insti...

05/10/2023 15h10
Por: Redação Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Sede da ANA em Brasília - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA
Sede da ANA em Brasília - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Após o ataque cibernético verificado em 27 de setembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) decidiu cortar a comunicação da instituição com ambiente externos e vice-versa para interromper o ataque, o que deixou indisponíveis os sistemas da ANA para acesso e utilização. A segunda medida adotada tem sido a análise desses sistemas, que vem sendo feita desde o último dia 27 para que a instituição tenha o máximo de segurança para restabelecê-los.

Nesse cenário, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) começou a retomada de seus sistemas e serviços, em 4 de outubro, com o retorno do Monitor de Secas, que voltou a estar disponível para acesso pelo link https://monitordesecas.ana.gov.br/ . Outro sistema que voltou a estar disponível deste o dia 4 foi o Ficha de Campo ( https://www.snirh.gov.br/fichadecampo ), utilizado para registro de dados de monitoramento de rios e chuvas.

Nesta quinta-feira, 5 de outubro, foi a vez da retomada do catálogo de cursos disponíveis para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) no Portal Educação e Capacitação para a Gestão das Águas e Saneamento Básico em: https://capacitacao.ana.gov.br/cursos . Outra aplicação que voltou a ser disponibilizada pela ANA foi o Portal de Metadados no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), que contém dados da Agência acessíveis pelo link https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/ .

A ANA seguirá retomando gradualmente seus sistemas a partir de um ambiente seguro, sendo que serão priorizados sistemas transversais, como é o caso do sistema Hidro, que é utilizado para o monitoramento de rios e chuvas. A retomada desses sistemas acontecerá gradativamente nas próximas semanas considerando a segurança de seus usuários e dos próprios sistemas e dados relacionados a eles.

Desde o ataque cibernético, em busca de alternativas para normalizar a situação de seus sistemas, a ANA tem mantido uma interlocução contínua com órgãos públicos que sofreram ataques cibernéticos recentemente e com instituições que lidam com segurança cibernética.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias